Notas

Festival Felino Preta 2021 abre inscrições para artistas de diversas regiões do Brasil

Change Size Text
Festival Felino Preta 2021 abre inscrições para artistas de diversas regiões do Brasil Cartaz. Foto: Divulgação

O Festival Felino Preta 2021, organizado pela Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte (SP) – abre inscrições para projetos artísticos relacionados à negritude que estimulem aspectos como afrobrasilidade, subjetividades e emancipação que possam contribuir para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de pretas e pretos.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro.

A programação do Festival será realizada somente em formato digital, devido a política de distanciamento social em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus entre os dias 18 de fevereiro e 13 de março e será composta por projetos selecionados nas categorias vídeo e por apresentações artísticas de dança, circo, música, teatro, cultura popular, entre outras manifestações.

Para Shirlei Rodrigues, produtora do Festival, a realização do evento cria um espaço de visibilidade para os saberes, fazeres artísticos/culturais e pretende alcançar artistas que retratam, vivenciam e multiplicam diversas vertentes da cultura Preta.

Acreditamos que o fortalecimento de uma forma de pensar, proveniente desta cultura, enquanto resistência, é urgente nos dias incertos em que vivemos, principalmente, no que se refere ao conceito de ‘comunidade’, ao olhar da pluriversalidade e ao entendimento profundo do termo Ubuntu : eu sou hoje, porque eu fui meus antepassados ontem, e serei minha continuidade amanhã. Eu sou, porque nós somos — diz Rodrigues.

Além da Shirlei, o evento conta com a produção de Talita Frangione e Itamires Nunes.

Ainda de acordo com a produtora, a valorização dos saberes e fazeres culturais dos artistas pretos e pretas têm sido questionada sob os mais diversos argumentos, quase sempre baseados na negação de questões essenciais para o desenvolvimento consciente e participativo de crianças, jovens, mulheres, todes, enfim, pretos e pretas.

A arte é um instrumento valioso que possibilita essa inclusão e engajamento, de forma ímpar, por isso, diante da necessidade mais que urgente de resistência e fortalecimento da cultura afro, matéria prima importantíssima na formação da alma brasileira, é que o Festival Felino Preta 2021, abre suas inscrições e convida todes que se identificam com a proposta a apresentarem suas produções artísticas finaliza.

Para acessar o cronograma e o regulamento completo acesse aqui.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?