Agenda | Notas

Festival POA2020 debate tecnologia, criatividade e inovação

Change Size Text
Festival POA2020 debate tecnologia, criatividade e inovação Emicia, uma das atrações confirmadas do festival. Foto: Julia Rodrigues/Divulgação

Começa nesta sexta (4/12), o Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos, com a participação de grandes pensadores contemporâneos como a filósofa Djamila Ribeiro, o futurista Jason Silva, a socióloga Saskia Sassen, a neurocientista Suzana Herculano e o teórico americano Richard Florida, além de artistas como o rapper Emicida.

Os participantes irão debater inovação, tecnologia e criatividade nos dias 4 e 5 de dezembro em um evento 100% virtual e gratuito. As inscrições estão abertas no site, com vagas limitadas.

Ao longo de dois dias, serão mais de 40 painéis, palestras e música. A proposta do festival, a partir da temática central Exponencialidade para Todos é criar uma grande reflexão sobre os avanços da tecnologia e a velocidade das transformações sob a perspectiva da sustentabilidade e da inclusão social.

A estruturação do conteúdo será realizada a partir de seis eixos que suportam a temática central:  Educação em Transformação, Tecnologia e Saúde, Pensamento Criativo e Redes de Cocriação, Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho, Renascimento do Humanismo e Cidades Inteligentes.

As mulheres serão as protagonistas musicais do festival. Desde vozes consagradas, como a de Adriana Defenti, até talentos que começam a despontar no cenário gaúcho, como Pietra Keiber, a curadoria foi realizada de forma a valorizar a expressão feminina.

O resultado é um panorama da diversidade de cantoras e musicistas – desde o rap, representado por Negra Jaque, até as sonoridades brasileiras e latino-americanas, como Paola Kirst.

As atrações contemplam ainda as bandas Flor Et, Lítera e Nahara, todas com vocalistas mulheres. Cada cantora ou banda gravou vídeos de 20 minutos que serão exibidos durante a programação. A curadoria músical é de Frank Jorge e do produtor Charles Di Pinto.

A curadoria do Festival POA2020 está na mão de profissionais reconhecidos, entre eles, o médico Gabriel Dalla Costa (HCOR de São Paulo), Cristina Bonorino (UFCSPA), Eduardo Pellanda (PUCRS), Luciana Bazanella (White Rabbit) e Cláudia Costin (World Bank Group). A gestão da curadoria é de Carlo Franzato (Aliança para Inovação) e de Cesar Paz (POA Inquieta e Ecosys).

— O Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos, nasce a partir da oportunidade de refletir sobre o futuro exponencial na perspectiva da inclusão e da sustentabilidade. Queremos debater profundamente com milhares de pessoas a produção de sentido nas transformações que vivemos e que viveremos daqui para frente — explica Cesar Paz.

A programação completa deve ser conferida no site do evento.

Principais atrações

Sexta (4/12)

9h30min
Jason Silva:
 roteirista, filósofo, futurista, Silva é venezuelano-americano. Ficou conhecido como âncora da série nominada para o Emmy, BrainGames, exibida pelo National Geographic Channel).

11h30min
Cláudia Costin: professora universitária e gestora pública, foi ministra da Administração e da reforma no governo FHC.
Tábata Amaral: cientista política, astrofísica, congressista e ativista pela educação brasileira. Filiada ao PDT, é deputada federal por São Paulo, tendo sido a sexta candidata mais votada no estado, com 264.450 votos, nas eleições de 2018.

14h30min
Pedro Englert: empresário brasileiro, ex-sócio da XP e ex- CEO do portal Infomoney, atual CEO da StartSe.

16h30min
Richard Florida:
 teórico norte-americano do Urbanismo, escritor especializado em teoria social e econômica. 

17h30min
Djamila Ribeiro: filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. Conhecida no país por seu ativismo na Internet, é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Sábado (5/12)

9h30min
Suzana Herculano
: neurocientista, primeira brasileira a falar na Conferência TED Global.

11h30min
Ailton Krenak: líder indígena ambientalista e escritor. Foi agraciado em 2020 com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do ano, concedido pela União Brasileira de Escritores.
Lara Lutzenberger: ambientalista, presidente da Fundação Gaia

14h30min
Saskia Saten: socióloga, professora da Universidade da Columbia, especializada em globalização e criadora do termo Cidade Global.

16h30min
Emicida: rapper brasileiro, cantor e compositor. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 200

Djamila Ribeiro. Foto: Fernando Torquatto/Divulgação

sexta-feira, 04 a 05 de dezembro de 2020 | 09h30 - 17h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?