Artes Visuais | Notas

Galeria Virtual do Sesc/RS apresenta exposição “O Galo desperta Perdonami Giotto”, de Desirée Hirtenkauf

Change Size Text
Galeria Virtual do Sesc/RS apresenta exposição “O Galo desperta Perdonami Giotto”, de Desirée Hirtenkauf Obra geral, de Desirée H. Foto: Divulgação

A Galeria Virtual do Sesc/RS apresenta uma criação da artista Desirée Hirtenkauf, natural de Estrela e moradora de Lajeado. A exposição O Galo Desperta Perdonami Giotto é um desdobramento do desenho Perdonami Giotto, obra elaborada na linguagem do desenho (nanquim, aquarela e colagem sobre papel). O trabalho mostra uma narrativa imagética, que a artista denomina de desenho literário. Da vontade de dar vida aos personagens surgiu a ideia de animação, que se desdobrou em uma videoarte desenvolvida em parceria com Marina Quintanilha. O material estará disponível no site da Galeria Virtual, onde já estão em cartaz outras seis exposições de artistas gaúchos.

Filha de pai iugoslavo e mãe brasileira, Desirée entrou na oficina de pintura aos 12 anos e fez curso técnico de Desenho em Publicidade no Segundo Grau. Depois, cumpriu parte das faculdades de Direito, Letras e Administração e seguiu explorando a pintura em paralelo. A partir de um convite de 2002 para expor em uma coletiva artística, a arte se tornou protagonista em sua vida. De 2009 a 2016 frequenta o Atelier Livre de Porto Alegre, onde se reconecta ao desenho, levada pelas mãos do professor Renato Garcia. Foi o início de uma investigação sobre esta linguagem, que se tornou recorrente na sua produção. Atualmente, segue sua pesquisa a partir da linguagem do desenho e seus desdobramentos.

A Galeria Virtual do Sesc/RS, que tem como objetivo potencializar a relação das artes visuais com diferentes públicos e valorizar os artistas gaúchos, apresenta uma exposição diferente por mês até dezembro. Com abordagens e técnicas diversificadas, cada artista mostra parte de seu acervo, compondo uma exposição com audiodescrição e encontros virtuais durante o ano. Como uma galeria física, o espaço virtual contém diversas salas com exposições que ficarão abertas para visitação até o final do ano, disponíveis para acesso a qualquer momento.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?