Cultura | Evento | Notas

Grupo Azerbaijão State Academic é o grande vencedor do 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata

Change Size Text
Grupo Azerbaijão State Academic é o grande vencedor do 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata Azerbaijan State Academic Dance Ensemble. Foto: Divulgação

Encerrou neste domingo, 17 de outubro, o 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – Brasil, que realizou edição online. O evento, que pelo segundo ano consecutivo foi eleito o Melhor Festival pela FIDAF (Federação Internacional de Festivais de Dança) teve sua programação transmitida através dos canais do festival, que contou com mais de 60 mil visualizações ao longo dos três dias de atividades vindas de 26 países. O grupo Azerbaijan State Academic Dance Ensemble, do Azerbaijão, foi o grande vencedor do FIDAF Brazil World Championship, através da avaliação de um júri especializado.

O público pode conferir apresentações virtuais de dezoito grupos que competiram em diversas categorias, e também pode votar no seu preferido: o Leyte Kalipayan Dance Company, das Filipinas, recebeu a maior pontuação na votação popular feita através do site do Festival, que contou com mais de sete mil acessos e mais de três mil usuários únicos. O segundo lugar eleito pelo  júri formado por Emil Dimitrov (Bulgária), Gabriel Frontera Mestre (Espanha), Gürhan Ozanoğlu (Turquia), Maria Szupiluk (Polônia), Alberto Rego (Portugal) e Régis Eduardo Bastian (Brasil), este como chefe do júri, ficou com Beijing Dance Academy, da China, e o terceiro, com o Baletul Național JOC, da Moldávia.

O Prêmio de Melhor Coreografia foi para Duna Art Ensemble, da Hungria. A Moldávia também venceu na categoria Melhor Música, e o júri escolheu os filipinos do Leyte Kalipayan Dance Company na categoria Melhor Figurino.

O Prêmio Especial do Júri teve como destino o México, para o grupo Ballet Folclorico de la Universidad de Guadalajara. A Menção Honrosa foi conquistada pela Eslováquia, para o grupo Pul’s – Poddukélský umelecký l’udový súbor.

A novidade desse ano, o Prêmio Guardiões dos Saberes Ancestrais foi para dois grupos: o da Polinésia Francesa, o Tamariki Poerani, e o de Madagascar, o Benja Gazy. Os Guardiões dos Saberes Ancestrais foram o tema de 2021, que trouxe a valorização da ancestralidade e nossas raízes. Os troféus, que serão enviados aos países dos grupos vencedores, foram criados por artesãos locais, que utilizaram madeira de araucária, árvore típica do Rio Grande do Sul, com o recorte da silhueta do mapa de Nova Prata, para o segundo e terceiro lugares e base de Basalto, pedra abundante no município, que faz parte da história da cidade e que deu ao local o  título de “capital do basalto”, para o troféu do grande campeão. O ornamento dourado no topo representa as curvas da topografia da serra gaúcha e suas belezas naturais.

Primeiro festival da América a entrar no circuito de concursos de dança da Federation of International Dance Festivals (FIDAF), o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – Brasil contou com performances de treze grupos locais participantes, contando com os quatro elencos do anfitrião Bailado Gaúcho, além de três grupos convidados internacionais. As performances ocorreram na Pedreira De Conto, uma pedreira de basalto ainda em atividade na Comunidade de Gramado, interior de Nova Prata, com transmissão pelos canais do festival e da Conecta Mais TV. 

Na noite deste domingo, 17 de outubro, também foi confirmada a edição de 2022: o 18º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata ocorrerá de 07 a 11 de setembro, em formato presencial. Além das performances e a competição, o evento contou com diversas atividades paralelas que foram transmitidas pelos canais do festival, como feira de artesanato, feira gastronômica e feira do livro, além de três masterclasses gratuitas. 

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?