Cinema | Notas

Helena Ignez é homenageada no 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Change Size Text
Helena Ignez é homenageada no 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico "A Mulher da Luz Própria"/Divulgação

A atriz e diretora Helena Ignez, ícone do cinema nacional, é a grande homenageada da 12ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, que acontece de 9 a 19 de setembro, de forma híbrida, na plataforma Innsaei.TV e sessões presenciais em Fortaleza, no Ceará (Cineteatro São Luiz), com toda programação gratuita.

O festival celebra a carreira da atriz, protagonista de obras icônicas, como O Bandido da Luz Vermelha e Copacabana Mon Amour, além de diretora de filmes premiados como A Moça do Calendário, Fakir, entre outros. O festival vai exibir os filmes A Miss e o Dinossauro, que resgata imagens raras da produtora Belair, de Rogério Sganzerla, Júlio Bressane e Helena Ignez; Canção de Baal, longa-metragem baseado na peça Baal, de Bertolt Brecht; Feio, Eu?, filme-manifesto realizado a partir de uma oficina para atores na Lapa (RJ); Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha, com Ney Matogrosso no elenco; Ossos, curta inspirado em A Classe Morta, de Tadeusz Kantor;  Poder dos Afetos, filme que trata a brasilidade e a sua força na transformação; e Reinvenção das Ruas, uma homenagem ao arquiteto e artista contemporâneo Vito Acconti, dirigidos por Helena, além do documentário A Mulher de Luz Própria de Sinai Sganzerla, exibido na plataforma SPCine Play.

A atriz participa do debate Assédio no Cinema – Vamos Discutir?, no dia 13 de setembro, às 19h, com Rosana Alcantara, Simone Matos e mediação de Flavia Guerra.

Considerado o mais importante festival de cinema fantástico do Brasil e entre os maiores da América Latina, o 12º Cinefantasy exibe um total de 119 filmes de 34 países. Toda programação disponível no site.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?