Cultura | Notas

II Mostra Pankararu de Música anuncia programação com Ailton Krenak, Mateus Aleluia e Djuena Tikuna

Change Size Text
II Mostra Pankararu de Música anuncia programação com Ailton Krenak, Mateus Aleluia e Djuena Tikuna Foto: Divulgação

Entre os dias 24, 25 e 26 de setembro acontece a II Mostra Pankararu de Música, ação de intercâmbio cultural e imersão de autoconhecimento, sediada na Aldeia Indígena Bem Querer, localizada a 7 km de distância da cidade de Jatobá, no Sertão pernambucano. O evento, que tem patrocínio de Natura Musical, é uma iniciativa Pankararu, conduzida por Gean Ramos, músico e produtor cultural indígena, que nasce da urgência de proteção e valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos povos originários. A mostra será transmitida pelo YouTube

Com o tema “Reflorestamento”, que abrange desde as espécies vegetais até às subjetividades do povo Pankararu, a mostra será realizada de maneira online este ano, e contará com programação, shows e atividades, transmitidas pelos canais digitais da Mostra. Durante os três dias de festival, a programação inclui a exibição de filmes com foco nas narrativas e existências dos/as detentores/as da ciência e do canto tradicional Pankararu, rodas de conversas, rituais pankararu, além de espetáculos musicais e de dança. Nomes nacionais como Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Djuena Tikuna e Brisa Flow estão confirmados.

A Mostra Pankararu de Música nasceu com o intuito de promover ao público uma vivência plural a partir dos diálogos e convergências, da troca e da ecologia de saberes. Entre a programação alguns destaques são a roda de conversa “O Mundo que Enfrentamos Hoje”, que conta com a participação de Ailton Krenak e Elisa Urbano, além dos espetáculos FYKYA, de Leo Pankararu, e Dança do Buzzo, dança e celebração de tradição Pankararu.

Programação

Sexta-feira, 24 de setembro
20h – Exibição da primeira parte da web série O Canto Pankararu
20h40 – Shows:

  • Cassia Monteiro Pankararu
  • Brisa Flow
  • Fykya Pankararu
    21h30 – Encerramento

Sábado, 25 de setembro
20h – Exibição da segunda e última parte da web série O Canto Pankararu
20h40 – Shows:

  • Edinho Buzzo Pankararu
  • Djuena Tikuna
  • Mãe Dora
    21h30 – Encerramento

Domingo, 26 de setembro
20h – Abertura Fernando Atiã

  • Roda de conversa entre Elisa Urbano e Ailton Krenak
    20h40 – Shows
  • Mateus Aleluia e Gean Ramos
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?