Educação | Notas | Performance

Instituto Ling promove oficina virtual de criação de videoperformance para video mapping

Change Size Text
Instituto Ling promove oficina virtual de criação de videoperformance para video mapping Registro de obra assinada pelos artistas no Festival Tanz Bremen, na Alemanha. Foto: Carsten Bauke/Divulgação

A bailarina e coreógrafa gaúcha Magali Sander Fett e o arquiteto e produtor de vídeo alemão Till Botterweck ministram a Oficina 2D: Dimensões Digitais, um curso prático de criação de videoperformance para projeções mapeadas (video mapping), promovido pelo Instituto Ling

Dividido em quatro encontros virtuais que acontecem de 9 a 30 de outubro, sempre aos sábados, das 14h às 17h, o projeto envolve os alunos em uma experiência empolgante que mistura performance, design de som, arte digital e projeções de luz.

As aulas se dividem em momentos de criação e prática. Na parte inicial da oficina, os profissionais orientam os participantes na cocriação de videoperformances. Depois, os vídeos são animados digitalmente e utilizados no desenvolvimento de projeções mapeadas, com o aprendizado de técnicas de video mapping, integração com a câmera e transmissão.  “Trabalharemos separadamente performance cênica, através de movimentos corporais e voz, e performance virtual, através de vídeo, design gráfico e efeitos digitais. Pouco a pouco, formaremos grupos de criação de acordo com o interesse dos participantes para que desenvolvam suas próprias ideias com o nosso monitoramento”, detalha Magali.

Na última aula, os participantes poderão ir ao Instituto Ling realizar a projeção ao vivo no salão de eventos do centro cultural em Porto Alegre – os que não puderem comparecer presencialmente participarão virtualmente. A atividade será acompanhada por Magali e Till de forma remota, desde Bremen, na Alemanha. “Estamos curiosos e entusiasmados para desenvolver essa oficina com os participantes. Esperamos que seja um espaço para troca de ideias, de fazer novos contatos e de desenvolver um projeto interessante e criativo”, completa ela.

Para participar, é necessário ter acesso a um notebook ou PC, para acompanhar a aula, e um smartphone, que será utilizado como câmera. As inscrições para a atividade custam R$ 100 para quem tem direito a meia-entrada e R$ 200 no valor inteiro e podem ser feitas pelo site do centro cultural.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?