Agenda | Educação | Notas | Teatro

Itaú Cultural apresenta peça “Histórias da Floresta” e aula de construção de instrumentos musicais

Change Size Text
Itaú Cultural apresenta peça “Histórias da Floresta” e aula de construção de instrumentos musicais Mairah Rocha. Foto: Itaú Cultural/Divulgação

Abrindo o mês de junho, segue em cartaz no Palco Virtual para Crianças, o espetáculo Histórias da Floresta, que integra o projeto Contos de Papel. Já neste sábado (5/6), às 11h, no site do Itaú Cultural para Crianças, a cantora Mairah Rocha, percussionista e educadora musical, integrante do grupo Barbatuques, constrói com o público um tambor, utilizando bexiga e uma baqueta com materiais encontrados em casa. 

Esta temporada do IC para Crianças gira em torno da música e das diversas possibilidades lúdicas com os sons criados a partir do corpo e da voz ou com instrumentos construídos com objetos encontrados em casa. Mais aulas desta temporada podem ser conferidas no YouTube do IC.

O ponto de partida de Histórias da floresta é a indagação de uma criança sobre a fumaça de uma queimada na Amazônia em 2019. Ela quer saber por que o Curupira não fez nada. A partir daí, é narrada uma viagem para a maior floresta tropical do mundo, onde apareceram seres surpreendentes e misteriosos. Ele fica em cartaz no site e no YouTube do Itaú Cultural, com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição, até às 15h do dia 19.

Sobre os participantes

Mairah Rocha é cantora, percussionista e educadora musical. Iniciou seus estudos musicais ainda criança e ao longo dos anos estudou piano, violão, gaita, canto e percussão. Desde 2000 é integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques, com quem tem se apresentado em diversas cidades, dentro e fora do Brasil. Formada em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina, também atua há mais de 10 anos como professora de musicalização em diversas escolas em São Paulo. É co-autora dos livros Brincadeirinhas Musicais – Livro do Professor – 2 Anos e Brincadeirinhas Musicais – Livro do Professor – 3 Anos, da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada.

Contos de Papel é um projeto idealizado pela contadora de histórias Isis Madi e pela artista Clara de Cápua em 2018 para investigar a relação entre narrativa oral e ilustração, criando jogos de cena que extrapolam os recursos teatrais e colocam a tecnologia e suas ferramentas como aliadas do processo criativo. A versão presencial já esteve nos Sescs Jundiaí, Santo Amaro, Rio Preto e outros. Com o novo espetáculo do repertório, Histórias da Floresta, realizou em março e abril de 2021 uma temporada online com o apoio da Lei Aldir Blanc.

sábado, 05 a 05 de junho de 2021 | 11h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?