Cinema | Notas

Itaú Cultural Play celebra os 90 anos Ruy Guerra com mostra de filmes dedicada ao cineasta

Change Size Text
Itaú Cultural Play celebra os 90 anos Ruy Guerra com mostra de filmes dedicada ao cineasta "Cinema de Guerra – o Fora de Quadro"/Reprodução

A partir desta sexta-feira (13/8), a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play acrescenta em seu catálogo uma mostra de filmes dedicada especialmente ao cineasta Ruy Guerra. Com dois longas-metragens do diretor, Os Cafajestes e Os Fuzis, e dois documentários realizados em sua homenagem, O Homem que Matou John Wayne e Cinema de Guerra – o Fora de Quadro, a programação celebra os 90 anos de um dos maiores criadores do cinema brasileiro. No dia 16, ainda, ele participa do podcast +70, programa de entrevistas do site do Itaú Cultural.

Gravado em 1963, Os Fuzis é considerado um marco do cinema brasileiro moderno. Vencedor do prémio Urso de Prata no Festival de Berlim daquele ano, o filme mescla documentário e ficção tendo conquistado a crítica e o público com um retrato da violência, fome, desigualdade e repressão da época.

A história se passa no nordeste do Brasil, onde um grupo de sertanejos famintos come farinha e bebe água na varanda de uma casa humilde. Enquanto isso, um grupo de soldados chega a Milagres, uma pequena cidade da caatinga. A tropa está lá para proteger de saques o armazém de alimentos de um comerciante local, que teme um levante do povo.

Outro clássico do cineasta disponível na plataforma é Os Cafajestes. Este filme marcou época pela inovação na linguagem e o envolvimento em escândalos durante o ano de gravação, em 1962. Conhecido por exibir o primeiro nu frontal do cinema brasileiro, a narrativa transcorre entre as histórias de dois homens que vivem realidades totalmente opostas na cidade do Rio de Janeiro. 

Eles são Jandir, um malandro familiarizado com o submundo da noite carioca, e Vavá, um playboy da zona nobre, preocupado com a mesada e a fortuna da família. Inimigos do trabalho, eles se juntam para aplicar um golpe. Seu plano é fotografar Leda, a amante do tio rico de Vavá, em cenas comprometedoras e vender as imagens.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?