Cinema | Notas

Itaú Cultural Play estreia mostra dedicada a cineasta Helena Solberg

Change Size Text
Itaú Cultural Play estreia mostra dedicada a cineasta Helena Solberg Letícia Monte como Carmen Miranda. Foto: David Meyer/Divulgação

A partir desta sexta-feira (15/4), a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro, acrescenta em seu catálogo uma mostra de cinco filmes da cineasta carioca Helena Solberg – entre eles, o documentário Carmen Miranda: Bananas is my Business, uma biografia afetiva da célebre artista luso-brasileira, e Vida de Menina, adaptação do livro Minha Vida de Menina, de Helena Morley. 

Premiada e tida como um marco do documentário moderno no Brasil, a cineasta traz, desde o início de sua filmografia combativa e particular, o movimento feminista, a luta indígena e o olhar estrangeiro sobre o país.  

Um dos mais criativos e premiados documentários dos anos de 1990, Carmen Miranda: Bananas is my Business resgata a vida e a obra da cantora para além do imaginário construído pela imprensa internacional. Cenas de arquivo, narrações, documentos pessoais e entrevistas oferecem um retrato complexo de uma artista à frente de seu tempo. 

A produção ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Brasília, Festival de Havana, Festival de Cinema do Uruguai, Festival Internacional de Cinema de Chicago e Encontro Internacional de Cinema de Portugal.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?