Música | Notas

Jadsa apresenta primeiro disco, “Olho de Vidro”

Change Size Text
Jadsa apresenta primeiro disco, “Olho de Vidro” Foto: João Meirelles/Divulgação

Após o lançamento da tríade de singles A Ginga do Nêgo, Raio de Sol e Lian, agora é a vez da cantora, compositora, guitarrista e diretora musical Jadsa (BA) mostrar seu primeiro álbum, Olho de Vidro, na íntegra. O disco chegou às plataformas digitais pelo selo paulistano Balaclava Records

As três músicas já lançadas revelam alguns dos caminhos sonoros por onde Jadsa transita e, agora, ao longo das 14 faixas, fica mais evidente a fusão de ritmos, estilos e referências da artista. O repertório do disco vinha sendo construído desde 2015, mas foi entre 2018 e 2019, período no qual Jadsa morou em São Paulo, que Olho de Vidro tomou corpo com novas inspirações e composições e com a formação da banda que colaborou na criação de arranjos e a acompanha ao vivo.

A narrativa do disco possui momentos diversos: dos mais intimistas, como em Mergulho, faixa que abre o disco e convida ao salto na obra, até a dinâmica Sem Edição, que vem logo na sequência evocando Gal Costa e Tulipa Ruiz num rock repleto de groove e arranjos de vozes que remetem ao grande homenageado do disco, Itamar Assumpção. Após vem Já Ri, composta em meados de 2017 e que faz-se atual no Brasil da quarentena sem fim.

Em outros momentos Jadsa flerta com ritmos como o samba e o reggae, sendo que uma característica marcante de sua música é utilizar o estilo “solto” do jazz, brincando com o tempo das músicas e fazendo todos os estilos coexistirem.

Sobre a homenagem a um dos ícones da Vanguarda Paulista, Itamar Assumpção, Jadsa comenta: “Depois que escutei Itamar virou uma chavinha na minha cabeça e abriu possibilidades. A música, a imagem e a energia dele, para mim, formam uma presença que é quase uma entidade. Foi por meio do som dele que conheci a maior parte das pessoas em São Paulo”.

Com produção musical de João Meirelles (BaianaSystem, Infusão), Olho de Vidro traz, além das participações de Ana Frango Elétrico e Kiko Dinucci (ambos em Raio de Sol), e Luiza Lian (em Lian), a presença das cantoras e compositoras Josyara e Raíssa Lopes (Obinrin Trio); da tecladista Aline Falcão, do violoncelista  Filipe Massumi e do baterista Sérgio Machado.

Da banda base, gravaram com Jadsa o baixista Caio Terra, a baterista Bianca Predieri, as cantoras Marcelle e Marina Melo e o percussionista Filipe Castro.

Escute Olho de Vidro aqui.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?