Música | Notas

Jorge Du Peixe lança álbum “Baião Granfino” em todas as plataformas digitais

Change Size Text
Jorge Du Peixe lança álbum “Baião Granfino” em todas as plataformas digitais Foto: José de Holanda

O cantor e compositor Jorge Du Peixe lança o álbum Baião Granfino, com versões das músicas de Luiz Gonzaga. O projeto abre espaço para novas propostas sonoras e arranjos criativos que exaltam a obra do Rei do Baião, aliado à interpretação potente de Du Peixe.

Para o cantor é uma honra e um desejo antigo se concretizando: “Faz parte da minha memória afetiva. Quem é do Nordeste cresce ouvindo as melodias de Luiz Gonzaga”, diz.

Gravado com a produção musical de Fábio Pinczowski, o álbum conta com 11 faixas, entre elas Sabiá (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), Cacimba Nova (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e Acácia Amarela (Luiz Gonzaga/Orlando Silveira).

A ideia do projeto surgiu em 2017, durante as gravações do programa musical Clubversão, onde artistas de diferentes gerações criam novas versões de clássicos da música popular. Na ocasião, Jorge Du Peixe gravou com o sambista Wilson das Neves (1936-2017) a música Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá/Antônio Maria), em um encontro histórico. Fábio Pinczowski, produtor do programa, logo se interessou em produzir um disco de Du Peixe e nasceu ali uma nova parceria, consolidada em Baião Granfino, gravado no início de 2021, no estúdio Doze Dólares, em São Paulo.

A escolha do repertório, temas e horizontes sonoros foram tomando forma ainda em 2020, logo no início da pandemia, durante as conversas de Jorge com Pinczowski. “A ideia era ir para lugares diferentes. A célula harmônica do baião estaria presente, mas passeando por outras paisagens”, diz Du Peixe.

Capa do álbum. foto: José de Holanda/Divulgação

Participam do disco os músicos Carlos Malta, Swami Jr., Siba Veloso, Pupillo, Mestrinho, Lello Bezerro, Bruno Buarque, Serginho Plim, Yaniel Matos, Gustavo Ruiz, Victor Rice, Bubu, Maria Beraldo, Lívia Nestrowski, Fábio Sá, Fábio Pinczowski, Sthe Araújo, Naloana Lima e Victória dos Santos, além da participação especial de Cátia de França.

Escute o novo álbum aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?