Agenda | Música | Notas

Live marca o lançamento da websérie “TamboReS – 10 anos de Alabê Ôni”

Change Size Text
Live marca o lançamento da websérie “TamboReS – 10 anos de Alabê Ôni” Foto: Douglas Freitas/Divulgação

O projeto TamboReS vem apresentando ao longo dos primeiros meses do ano uma programação diversificada acerca da história dos tambores no Estado, seus personagens e a forma como se deu a influência afro-brasileira na Região Sul.

Em lives semanais, com convidados que sabem muito sobre essa história que está sendo contada, o grupo pontuou o Batuque de Nação, o Sopapo, o Candombe a as histórias do Atlântico Negro.

Agora parte para a segunda parte do projeto, que é a divulgação da websérie em 12 capítulos. A live de lançamento acontece nesta terça (2/3), às 19h30min, com integrantes do grupo Alabê Ôni e os convidados Gilberto Figueiredo e Anderson Muller, ambos do SESC.

A transmissão acontece pelo YouTube e Facebook do grupo.

Com acessibilidade em libras, a série tem curadoria dos integrantes do grupo: Pingo Borel, griô e alabê da segunda geração do Batuque de Nação Oyó Idjexá, filho de Mestre Borel; Mimmo Ferreira, músico, compositor e produtor musical que desde a infância teve contato com o ritual do candombe uruguaio e tornou-se a principal referência deste ritmo no Rio Grande do Sul; Richard Serraria, músico e pesquisador que se dedica à valorização da presença negra na construção do RS por meio do protagonismo do tambor sopapo; Tuti Rodrigues, percussionista que vem trabalhando em toda a América, incluindo a região caribenha, onde estabeleceu trocas de aprendizagens com percussionistas em Cuba, Costa Rica, Peru e USA.

Na primeira parte, Alabem Brasileiro, estão os seis primeiros vídeos que apresentam o grupo Alabe Ôni e sua excursão pelo Brasil nos anos 2013 e 2014, dentro do projeto Sonora Brasil do SESC/RJ.

A segunda etapa, Alabê Ôni enquanto prática social, também composta por seis vídeos, se aprofunda no perfil social do grupo e as conexões com as fontes e influências culturais, espirituais e musicais de seus integrantes ao longo desses dez anos de atividades. Marca ainda a chegada de um novo membro, Tuti Rodrigues.

terça-feira, 02 de março de 2024 | 19h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?