Literatura, Notas

Livro de Elisa Kopplin Ferraretto resgata história dos criadores do radioteatro no RS

Change Size Text
Livro de Elisa Kopplin Ferraretto resgata história dos criadores do radioteatro no RS Pery e Estelita estrearam ao microfone da Difusora. Foto: divulgação

Em meados dos anos 1930, quando não havia televisão no Brasil e o rádio ainda engatinhava, surgiu uma novidade que cativou o público: o radioteatro. No Rio Grande do Sul, o radioteatro, que recém começava a aparecer no centro do país, foi introduzido pelos artistas Pery Borges e Estelita Bell. A história da dupla é resgatada no livro Pery e Estelita na Ribalta do Espaço – Um Romance nas Ondas do Rádio, da jornalista gaúcha Elisa Kopplin Ferraretto

A obra foi produzida a partir do acervo de roteiros, recortes de jornais e revistas, fotografias e outros materiais deixados pelos artistas, além de pesquisa na imprensa da época, e apresenta um relato romanceado e amplamente ilustrado da vida e trajetória do casal.

Pery e Estelita também atuaram na Rádio Sociedade Gaúcha – a convite do então diretor artístico, Cândido Norberto – e tiveram longa carreira na Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. Na emissora carioca, Estelita foi a grande incentivadora de um jovem talento nascente – Chico Anysio, que a considerava a melhor radioatriz brasileira e, sempre grato a seu estímulo, a levou à televisão e ao cinema. Ela esteve presente em todos os programas de Chico (só para lembrar um de seus personagens, era a mãe do jogador Coalhada, em Chico City), fez várias novelas e programas especiais. Também atuou como dubladora, fazendo, por exemplo, a voz da Bruxa Má na segunda versão brasileira de Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney.

Pery e Estelita na Ribalta do Espaço traz uma viagem no tempo, relembrando cenários da Porto Alegre das décadas de 1930 e 1940 e a magia daqueles anos de início do rádio. É, também, uma história de amor, trabalho e dedicação.

O livro já está à venda, nas versões impressa e em e-book, no site da Editora Viseu e nas principais livrarias virtuais.

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito