Música | Notas

Lucas Estrela lança “Supernova”, primeiro single do seu terceiro álbum

Change Size Text
Lucas Estrela lança “Supernova”, primeiro single do seu terceiro álbum Foto: Lucas Estrela/Divulgação

Após o lançamento do álbum Farol (2017), a guitarra de Lucas Estrela se tornou referência para além das fronteiras do Pará. Agora, quatro anos depois, ele amplia suas pesquisas sonoras em um álbum inédito, no qual toca todos os instrumentos, não apenas a guitarra, e atrela sua obra a videoclipes interativos e conteúdos audiovisuais de capacitação para novos produtores. Com patrocínio do Natura Musical, Supernova é o primeiro single desse projeto audiovisual.

Supernova não é apenas o primeiro single do novo álbum de Lucas Estrela, mas também um dos primeiros resultados de seus experimentos musicais mais recentes. A faixa surgiu durante um retiro criativo que o artista realizou no Ceará. Sua ideia era sair de Belém para passar seis meses em Fortaleza, completamente sozinho, compondo para o álbum. A pandemia, no entanto, reduziu seus planos para dois meses. Ainda assim, o período em Fortaleza serviu para que o artista pudesse conceber o conceito geral do projeto: usar a guitarra de outra forma, “menos previsível”.

Nesse sentido, o processo de composição e produção de Supernova foi bastante experimental. “Programei um loop e comecei a improvisar com a guitarra em cima de uma harmonia. Depois, recortei os melhores trechos melódicos, processei e apliquei um efeito reverse, para ouvir de trás pra frente. E foi assim que surgiu o tema principal presente na introdução, algo bastante diferente do improviso original”, explica.

Em virtude do trabalho realizado em home studio, Estrela conta que o processo de produção musical do novo álbum foi completamente diferente do anterior. “O Farol foi um disco gravado em estúdios tradicionais, com vários músicos convidados. Agora, eu estou sozinho, tocando e produzindo tudo, com participações pontuais”, diz o compositor, que gravou guitarra, violão, sintetizadores, percussão, sons ambientes e muitos efeitos. Ele ainda pretende apresentar, depois de Supernova, dois singles antes do álbum completo, cada um com um convidado diferente.

O convidado do single é o artista visual Luan Rodrigues (@kambo.art), cujo trabalho retrata vivências junto a comunidades ribeirinhas e povos tradicionais amazônicos. Lucas e Kambô vêm produzindo uma série limitada de controladores MIDI, equipamento que permite simular infinitas possibilidades de sons e efeitos por meio de teclas e botões.

Estrela cuida do design, modelagem, impressão 3D, eletrônica e programação digital, enquanto Luan cria a arte exclusiva das peças. Daqui para frente, o plano de Lucas Estrela é usar apenas controladores e instrumentos eletrônicos produzidos por ele próprio em seus shows.

Escute Supernova aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?