Música | Notas

Maestro Tiquinho lança “Trombonesia”

Change Size Text
Maestro Tiquinho lança “Trombonesia” Foto: Mariama Ferrari/Divulgação

O trombonista, arranjador e compositor Maestro Tiquinho já é conhecido do público pelas suas bandas: Funk Como Le Gusta, Clube do Balanço, Karnak e a já extinta Professor Antena. Também por ter acompanhado durante vários anos em turnês por todo o planeta, grandes nomes como: Jorge Ben Jor, Chico César, Seu Jorge, Zeca Baleiro, Marcelo Camelo, Jota Quest dentre outros.

Prestes a completar 40 anos de carreira, o músico premiado tornou-se uma referência quando o assunto é arranjo de sopros, pela sua participação em dezenas de discos emblemáticos da música brasileira e internacional, com destaque para Gal Costa, Nando Reis, Erasmo Carlos, Chico Science e Nação Zumbi, Skank, Tom Zé e Elza Soares.

Para este ano, a surpresa é o seu primeiro disco solo autoral, que estará disponível em todas as plataformas a partir desta sexta (30/10). Trombonesia chega acompanhado de um documentário produzido a partir de registros audiovisuais dos processos de pré-produção e gravação, além de depoimentos dos músicos participantes e artistas convidados.

O álbum traz uma sonoridade única, seja pela atmosfera reggae aliada às texturas da música brasileira, seja pela adição da poesia, como se fosse um
instrumento, ao melhor estilo “dub poetry” da Jamaica dos anos 70, mas com temas do nosso cotidiano e sotaques, que vão dos poemas maranhenses aos haicais japoneses.

Com instrumentação enxuta escolhida para as gravações ao vivo, o trombone de válvulas do Maestro é acompanhado por piano e contrabaixo acústicos, bateria sem samplers ou programações eletrônicas, criando assim uma atmosfera intimista que realça as melodias e acordes muito característicos à bossa nova, mas combinados com o ritmo do reggae, do ska e do rocksteady.

É trombone com poesia, sushi com cuxá, forró com ska. É o poema que vira instrumento e as notas que tentam falar.

Ouça Trombonesia aqui.

Capa. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?