Literatura | Notas

Manuscrito inédito de Mario Quintana é adquirido pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado

Change Size Text
Manuscrito inédito de Mario Quintana é adquirido pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado Manuscrito. Foto: AABPE/Divulgação

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) adquiriu, em janeiro, o manuscrito de um poema inédito do do poeta Mario Quintana, datado de 1º de janeiro de 1941. Em breve, a peça integrará o acervo da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e entrará em exposição.

Poética, também, a forma de sua descoberta: o manuscrito estava dentro da primeira edição de um livro do próprio autor, intitulado Poesias – quase como se ele mesmo escondesse o seu tesouro. As letras garrafais anunciam Canção do Primeiro do Ano no topo da página já amarelada, e a caligrafia marcante de Quintana transporta o leitor para observar, pelo movimento das horas, a chegada de um novo tempo. Um poema com o mesmo título já havia sido publicado, mas o conteúdo dos versos é totalmente diferente ao encontrado em 2022.

O achado foi feito a partir da compra do acervo de uma família pelo livreiro George Augusto. Ele, então, entrou em contato com o professor, crítico e presidente da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), Antonio Hohlfeldt, que trabalhou com Mario Quintana na redação do jornal Correio do Povo. Hohlfeldt imediatamente reconheceu a caligrafia inconfundível do poeta e, percebendo a importância da situação, entrou em contato com o presidente da AABPE, Gilberto Schwartsmann, que comprou a peça.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?