Dança | Notas

Mapeamento da Dança do RS apresenta resultados preliminares do levantamento

Change Size Text
Mapeamento da Dança do RS apresenta resultados preliminares do levantamento Cia Jovem de Dança de Porto Alegre., um dos muitos grupos mapeados Foto: Nando Espinosa

No dia 11 de setembro, às 17h, pela página do Facebook, o Mapeamento da Dança do RS faz um balanço do processo de pesquisa e apresenta os resultados preliminares do levantamento realizado sobre a categoria no Rio Grande do Sul. Foram 1573 respostas de profissionais da dança coletadas por meio de questionário que irão fundamentar a análise da cadeia produtiva do setor no Estado e traçar o perfil deste segmento.

Criado no Dia Internacional da Dança de 2020, o Mapeamento é fruto do trabalho de 19 instituições representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. É uma demanda antiga do segmento no Estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014; e no Plano Estadual de Cultura, de 2015 e que agora se torna realidade.  

A partir do dia 11 de setembro já estará disponível para consulta no site do Mapeamento um cadastro público dos(as) trabalhadores(as) da dança no RS com os seguintes dados: 1) endereço de e-mail; 2) nome artístico; 3) cidade onde mora; 4) segmentos da dança que trabalha; 5) setor em que trabalha; 6) atuação profissional; 7) nome da escola e/ou espaço cultura; 8) nome do grupo e/ou coletivo. As informações disponibilizadas nesse cadastro foram autorizadas para divulgação pública, pelos profissionais que responderam à pesquisa.

Os dados iniciais apontam a presença de profissionais da dança em pelo menos 143 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no Estado, mas onde estão localizadas, como são as relações de trabalho, situação de renda, entre outras informações. 

O Grupo de Trabalho que formulou a pesquisa é composto pelas seguintes instituições: Articula Dança RS, ASGADAN/ Associação de Circo RS, ATAC, Centro Municipal de Dança-SMCPMPA, Colegiado Setorial de Circo RS, Colegiado Setorial de Dança RS, Conselho Estadual de Cultura RS, FAMURS, Fórum de Ação Permanente pela Cultura, Fórum Permanente de Cultura de Pelotas, SATED RS/SEDAC-RS, SEPLAG-RS, UCS, UERGS, UFPEL,UFRGS, UFSM.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?