Música | Notas

“Miniatures: The Music of Cécile Chaminade” é o novo projeto da pianista Olga Kopylova

Change Size Text
“Miniatures: The Music of Cécile Chaminade” é o novo projeto da pianista Olga Kopylova Foto: Azul Music/Divulgação

Foi em meio à pandemia, dedicando-se aos estudos pessoais, que Olga Kopylova – pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 2000 – se aproximou da obra da compositora francesa pós-romântica Cécile Chaminade (1857 – 1944), com a qual estabeleceu um forte laço de admiração e reconhecimento.

Fascinada por sua rica musicalidade, a pianista foi aos poucos definindo o que seria seu próximo projeto: interpretar e gravar as peças da brilhante e pouco conhecida compositora. Nasceu, a partir daí, o álbum Miniatures: The Music of Cécile Chaminade, lançado em formato digital pela gravadora Azul Music.

“Fiquei absolutamente fascinada com toda a obra dela. Miniaturas, sonatas, ciclos, estudos – ela escreveu mais de 300 obras para piano e todas elas apresentam elementos musicais riquíssimos.” declara Kopylova.

Em 15 faixas, o álbum – seu primeiro projeto como artista solo – consegue delinear com maestria a percepção da pianista sobre a compositora. Elencando peças como Air de Ballet, Toccata, Poèmes Provençaux, e Trois Dances Anciennes, Kopylova é bem-sucedida em transmitir tanto a potência e virtuosismo de Chaminade, quanto a sensibilidade e beleza de sua música. Acima de tudo, a intérprete se beneficia de sua impressionante técnica e notável experiência, para enaltecer o precioso valor composicional da musicista francesa.

Em decisão alinhada com a gravadora, a pianista decidiu escolher como primeiro single a virtuosística Toccata, Op. 39, que demonstra com excelência o conceito por trás de todo o álbum.

“Trata-se de uma peça muito virtuosa, que na minha opinião pode ser tranquilamente incluída no repertório dos concursos, como peça técnica de confronto. Essa composição em nada perde para Toccatas de Schumann Op. 7 e de Prokofiev Op.11 em termos de desafios técnicos”, completa Kopylova.

O álbum completo chega às plataformas dia 9 de abril, pela Azul Music, gravadora paulistana que, nos últimos anos, vem se dedicando a construção de um significativo catálogo de música erudita, com artistas e trabalhos excepcionais.

Escute Toccata, Op. 39 aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?