Literatura | Notas

Mottironi Editore lança o livro “Gaúchos e paulistas na construção do Brasil moderno”

Change Size Text
Mottironi Editore lança o livro “Gaúchos e paulistas na construção do Brasil moderno” Capa. Foto: Mottironi Editore/Divulgação

A Mottironi Editore acaba de lançar o livro Gaúchos e paulistas na construção do Brasil moderno, de Luiz Roberto Pecoits Targa.

A obra mostra a origem e o desenvolvimento dos dois projetos políticos antagônicos que se enfrentaram no Brasil durante o século 20: o dos gaúchos e o dos paulistas e cujo último embate foi realizado nestes primeiros vinte anos do século 21. Assim, ele mostra as origens e as razões históricas que ensejaram a construção desses dois projetos e o seu desenvolvimento. De um lado o projeto dos positivistas gaúchos, voltado para o desenvolvimento do mercado interno, impregnado da responsabilidade social das políticas de Estado e pela transparência dos gastos públicos, ensaiando o Estado do bem-estar social (o possível neste Brasil) e que, depois, vai se plasmar no Estado Desenvolvimentista Brasileiro, construído por Getúlio Vargas, que se estendeu com transformações até 1990.

De outro lado, o projeto oligárquico das elites paulistas, pleiteando um Estado mínimo exclusivamente em favor das elites, uma economia voltada para as exportações e uma conduta política que voltava as costas à população paulista e à brasileira. Neste início do século 21, voltaram a enfrentar-se com clareza meridiana estes dois projetos opostos. Assim, os anos do Partido dos Trabalhadores no poder retomaram (transformando) aspectos fundamentais do Estado Varguista (herdeiro da proposta positivista sul-rio-grandense), enquanto o projeto das elites liberais e neoliberais paulistas com origem no liberalismo oligárquico da Primeira República lutou pela destruição tanto do Estado do bem-estar social quanto do desenvolvimentismo, afirmando (sobretudo depois do golpe de 2016) também a inserção geopolítica subordinada e agro mineradora exportadora do Brasil no mercado mundial, ao mesmo tempo implantaram políticas que ameaçam até mesmo a sobrevivência física da população brasileira.

Luiz Roberto Pecoits Targa é licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Economia pela Ecole Doctorale d’Economie – Université Pierre Mendès France Grenoble (2002).

O livro está à venda em Porto Alegre exclusivamente na Livraria Bamboletras (Rua R. Gen. Lima e Silva, 776 – Centro Comercial Olaria, 51.3221.8764) ou no território nacional, diretamente pelo editor (51.98114.2710, [email protected]) com envio pelo correio. Preço de capa R$ 59,90. Como ebook Kindle, Gaúchos e paulistas na construção do Brasil moderno está disponível na plataforma Amazon, pelo preço de R$ 24,99.

Foto: Olívio Dutra/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?