Notas

Museu de Piratini se prepara para receber coleção Farroupilha

Change Size Text
Museu de Piratini se prepara para receber coleção Farroupilha Foto: Francieli Domingos/Divulgação

Durante o mês de janeiro, o Museu Histórico Farroupilha, de Piratini (Rua Cel. Pedroso, 77), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), estará fechado para visitação do público. A instituição vai receber melhorias no espaço para acomodar a coleção Tche Voni Farrapo, que resgata fragmentos históricos da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Reunida por Volnir Júnior dos Santos, conhecido nas redes sociais como Tche Voni, o acervo é fruto de mais de 20 anos de colecionismo e do amor de seu criador pela história do Rio Grande do Sul. Todo esse empenho resultou em uma coleção de quase mil peças, entre livros, espadas, balas de canhão, documentos, moedas e itens comemorativos do período Farroupilha.

A diretora do museu, Francieli Domingues, comenta sobre a importância das reformas.

— Queremos ofertar ao acervo toda a segurança e comodidade ao ser exposto, bem como proporcionar ao visitante uma experiência única ao viajar no tempo por meio dessa exposição. É parte da República Rio-Grandense que está voltando para casa — avalia.

Nestes dois primeiros anos de governo, a Sedac tem se empenhado no desenvolvimento de ações de qualificação de seus museus, no sentido de possibilitar um melhor aproveitamento, por parte da sociedade, de suas estruturas.

— No caso do Museu Histórico Farroupilha, viabilizamos a execução de novo mobiliário expositivo, mobiliamos duas novas reservas técnicas para receber o novo acervo doado por Tche Voni, revisamos e melhoramos a rede elétrica e de iluminação do museu e instalamos cortinas de proteção aos raios solares nas áreas expositivas. Todas estas ações foram executadas com recursos de emenda parlamentar [do deputado estadual Luiz Henrique Viana] e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, do Ministério Público Estadual — explica o assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn.

A coleção cruzou o caminho do Museu Farroupilha pela primeira vez em 2019, com origem em um lugar pouco comum: um sonho. Nele, Volnir conta que recebeu a orientação de Miguel Arcanjo para levar o acervo para Piratini. Acordou disposto a seguir o conselho e, pelas redes sociais, manifestou o interesse de transformar a instituição na casa definitiva da coleção.

Foto: Rafael Varela/Divulgação
Foto: Rafael Varela/Divulgação
Foto: Rafael Varela/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?