Artes Visuais | Notas

Museu Julio de Castilhos inicia restauração do acervo

Change Size Text
Museu Julio de Castilhos inicia restauração do acervo Obras que passarão por restauro. Foto: Doris Couto/Divulgação

O Museu Julio de Castilhos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac),vem passando por transformações significativas nos últimos dois anos. A Secretaria de Estado da Cultura tem recebido investimentos para o setor desde o início do governo Eduardo Leite, em 2019. O Museu Julio pega carona neste momento ímpar da secretaria refundada em 2019 e tem dedicado atenção especial ao cuidado com o acervo, que conta com 397 peças tombadas como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além das ações de qualificação dos espaços de guarda do acervo, um lote de 13 peças será restaurado até o final de agosto, a cargo da restauradora Adriane Machado e de Ricardo Toldo.

Serão restauradas fotopinturas de Julio de Castilhos e da família (Ateliê Calegari), duas telas de Lucíolo de Albuquerque, pintor que produziu diversas obras sob encomenda para o governador Borges de Medeiros entre 1898 e 1928, e nove bustos em gesso de vultos históricos como José Bonifácio, Duque de Caxias, General Osório e Borges de Medeiros.

Os últimos restauros ocorridos no acervo do museu foram das telas Carga de Cavalaria, de Guilherme Litran, realizado no Museu de Arte do RS (Margs), A Prisão de Tiradentes, de Dakir Parreiras, e D. Pedro II, de Antônio Cândido de Menezes – restauradas no Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre 1998 e 2009.

A museóloga e diretora do Museu Julio, Doris Couto, enfatiza a importância do restauro. “Atuar sobre os problemas de cada peça do acervo, de modo a mantê-las em condições adequadas de conservação, pesquisa e exposição é obrigação do museu. A partir do momento em que recebe qualquer acervo, é uma prática que deve se tornar rotina”, afirma a diretora. Doris também comemora o fato de que este é o primeiro lote de restauro e, ainda este ano, deve licitar um segundo conjunto de peças.

As obras seguirão para o atelier de restauro, em Porto Alegre, e devem retornar ao museu até o final de agosto.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?