Notas | Teatro

NEELIC lança projeto para pensar a profissão do artista e os espaços públicos

Change Size Text
NEELIC lança projeto para pensar a profissão do artista e os espaços públicos Foto: Marcio Garcia/Divulgação

Refletir sobre a cadeia produtiva das artes cênicas, a ética no trabalho e os espaços públicos é o mote do projeto Evoé – Conexões de Artes Cênicas, com programação gratuita e online, em função da pandemia.

Contemplado pelo Fumproarte em 2016, o grupo NEELIC promove, a partir de 17 de abril, sarau, oficina e o lançamento de uma coletânea de livros, que versam sobre ética e outras questões relativas ao fazer artístico.

Completando 18 anos de atividades nos palcos de Porto Alegre, o grupo parte dessa experiência para falar de temas como o corpo aberto às éticas experimentais e a história de ocupação do grupo em espaços como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro. Campo raro na pesquisa em teatro, a ética no trabalho é abordada no projeto a partir de um ponto-de-vista local, mas com visão universal.

Como se organizam os grupos de teatro no Brasil? E como ocorrem as relações de trabalho e a profissionalização dos artistas neste processo? Para Desirée Pessoa, diretora do grupo e organizadora da coletânea, em contexto como o de Porto Alegre, no qual os grupos de teatro não são subsidiados de forma contínua, “falar sobre ética é também abordar condutas que se instauram para garantir a sobrevida de um grupo teatral no âmbito de uma realidade social que compreende demandas diversas, não apenas criativas.”

Ações do projeto

Dia 17/4, às 16h – Oficina Encontros possíveis entre a ética e a estética no trabalho de ator, ministrada por Desirée Pessoa, ofertada para interessados na investigação e experimentações físicas, intelectuais e subjetivas que envolvem a relação entre os conceitos de ética e estética na criação contemporânea. 

Dia 1º/5, às 19h – Sarau EVOÉ!, com performances do Grupo Neelic, que serão criadas a partir de trechos dos livros, acrescido de um bate-papo com os autores sobre o tema dos livros.

Dia 15/5, às 19h – Lançamento da coletânea de livros Evoé – Conexões de Artes Cênicas composta pelos livros:
– Éticas no Teatro I – O grupo, as relações e o criador-produtor cênico. / Desirée Pessoa
– Éticas no Teatro II – O corpo aberto às éticas experimentais. / Desirée Pessoa
– Éticas no Teatro III – O encontro entre ética e política na ocupação dos espaços HPSP, Usina do Gasômetro e Casa do NEELIC. / Desirée Pessoa, Fabiana Montin e Samuel Oliveira

Todos os eventos serão realizados online, devido à pandemia de Covid-19 que estamos vivendo desde 2020. As ações serão gratuitas e abertas ao público mediante inscrição. Mais informações pelo email [email protected].

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?