Notas

Noite dos Museus anuncia as atrações culturais da sua 5ª edição

Change Size Text
Noite dos Museus anuncia as atrações culturais da sua 5ª edição Foto: Weber Pádua/Divulgação

Realizado pela primeira vez em formato virtual, o Noite dos Museus 2020 contará com mais de 20 apresentações de nomes da cena cultural nacional e gaúcha, reunindo pocket shows que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança.

Os espetáculos serão transmitidos de diferentes pontos: das casas dos músicos, das salas de exposições dos museus participantes e também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, montado especialmente para a noite.

Entre as atrações confirmadas estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii; o rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro.

A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barboza e o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati.

O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra e uma apresentação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona.

O evento ainda reserva espaço para o fado e a música portuguesa do grupo Alma Lusitana, para a mistura de folk, country, rock e bluegrass dos guris do Cartas na Rua e para a energia da ancestralidade negra do Grupo de Música e Dança Afro-Sul.

Haverá também uma intervenção sonora inédita, que poderá ser acompanhada com audiodescrição, feita pelo músico Carlos Ferreira sob um trecho do filme Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem brasileiro a ser assinado por um diretor negro, que está completando 50 anos do seu lançamento em 2020.

Já a dança estará representada pelo tango do grupo 8 Adelante e pelo concerto cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentando uma parte do espetáculo inspirado na ópera Carmen, de Bizet, e na biografia de Carmen Miranda.

A maratona poderá ser acompanhada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.

Foto: Luigi Vieira/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?