Cultura | Notas

Nonada lança revista impressa gratuita sobre viver de cultura

Change Size Text
Nonada lança revista impressa gratuita sobre viver de cultura Foto: Laura Guidali/divulgação

O Nonada – Jornalismo Cultural lança em agosto a sua primeira publicação impressa. A revista Nonada – Sobre Viver de Cultura vai refletir sobre a temática cultural a partir de reportagens, entrevistas, críticas e artigos. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc e conta com 1000 exemplares de distribuição gratuita em centros culturais públicos e comunitários de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Pelotas. 

Para aumentar a circulação e permitir que a revista alcance um público ainda maior, o Nonada começou uma campanha para viabilizar uma tiragem extra pelo site apoia.se/nonada. Com apenas R$30, o apoiador tem direito a receber a revista em sua residência, já com R$50, a revista é acompanhada de uma ecobag. 

A publicação tem como fio condutor a preocupação com o trabalho dos artistas e a valorização dos diferentes setores que formam a área cultural. O editor da publicação e do site Nonada, Rafael Gloria, diz que é necessário observar a cultura não apenas como o produto final, mas também todos os sentidos de sua formação. “Nossa reportagem especial aborda o direito dos artistas, temos também uma reportagem sobre saúde mental, uma entrevista com uma pesquisadora especialista em censura no Brasil”, diz. 

Foto: Laura Guidali/divulgação

A revista terá 52 páginas de conteúdo jornalístico inédito, incluindo reportagens, entrevistas, perfis e resenhas, além de ilustrações e jornalismo em quadrinhos. Artigos de profissionais da cultura, como o poeta Ronald Augusto, a rapper Cristal e a cineasta Natasha Ferla também estão presentes. A equipe da publicação é formada pelos jornalistas Rafael Gloria, Thaís Seganfredo, Ester Caetano, Laura Galli, Airan Albino, Glauber Cruz, Daniel Sanes e Priscila Pasko. O planejamento gráfico é de Laura Guidali, e as ilustrações, de Barbara Quintino

Oficina gratuita

Para complementar o projeto, o Nonada lançou também a Oficina Jornalismo Cultural na Atualidade, online e gratuita, que já está com as inscrições abertas. São dois encontros de duas horas cada, nos dias 10 e 17 de julho, das 10 às 12h.  A oficina pretende apresentar um panorama da área, abordando desde os históricos semanários até os meios atuais, como o YouTube, podcasts e redes sociais. Modos de organizar as ideias e produzir pautas relevantes, estratégias de estruturação e sustentabilidade do jornalismo independente fazem parte do  conteúdo, além de relatos sobre a travessia do Nonada, que completa 11 anos de atividade em 2021. Inscrições gratuitas podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Sobre o Nonada

O Nonada é um veículo de jornalismo independente que entende a cultura para além da produção artística. Em atividade desde 2010 em Porto Alegre/RS, o veículo acredita que é papel do jornalismo ecoar as múltiplas vozes que formam a cultura, com enfoque em pautas sobre processos culturais, políticas culturais, urbanismo e memória, diversidade e direitos humanos.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?