Cinema | Notas

Novo documentário de Alice Riff tem estreia nacional em streaming na Itaú Cultural Play

Change Size Text
Novo documentário de Alice Riff tem estreia nacional em streaming na Itaú Cultural Play Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (5/8), a plataforma de streaming Itaú Cultural Play reforça o seu catálogo com uma mostra com cinco dos principais filmes de Alice Riff. Conhecida pelo seu trabalho provocativo e ao mesmo tempo sensível, com temas focados em representatividade e direitos humanos, ela passa a ter cinco de seus principais trabalhos disponíveis gratuitamente para o público. O mais recente deles, Platamana (2018) é exibido pela primeira vez para todo o Brasil. 

Platamama ilustra a construção identitária de uma família de imigrantes bolivianos que criou raízes na cidade de São Paulo. Eles acabam se distanciando da Pachamama, divindade máxima dos povos indígenas relacionada à terra, à fertilidade e ao feminino, em busca de um Deus que está nas grandes cidades: o do dinheiro, Platamama. 

Para a realização do documentário, Alice acompanhou de perto o difícil cotidiano dessa família, que deixou o seu país, sua cultura e suas tradições em busca de uma vida melhor. Não é bem isso que encontraram no Brasil. Aqui, eles vivem vinculados ao trabalho exaustivo, exploratório e muitas vezes ilegal. Chega o fim do mês e o que ganham mal dá para sobreviver. Ainda assim, eles sonham com uma vida melhor e planejam o futuro.  

Os filmes Meu Corpo É Político (2017), Em Eleições (2018), Cidade Improvisada (2012) e Orquestra Invisível Let’s Dance (2017) integram a mostra dedicada à cineasta.

O acesso à plataforma de streaming Itaú Cultural Play é gratuito e acessível para dispositivos móveis IOS e Android.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?