Notas

Novo muro e videoclipe no Goethe: 250 anos de Beethoven

Change Size Text
Novo muro e videoclipe no Goethe: 250 anos de Beethoven Foto: Marcelo Frey/Divulgação

Nesta quinta (17/12), o Goethe-Institut Porto Alegre lança um projeto especial que celebra os 250 anos de Ludwig van Beethoven, uma das personalidades culturais mais importantes da Alemanha.

Impulsionado por este importante aniversário, o Instituto convidou a artista Camila Moritugui para desenvolver um projeto gráfico no muro do prédio sobre este tema. Paralelamente, o violonista Eduardo Gutterres selecionou e tocou trechos da 3ª Sinfonia de Beethoven enquanto Moritugui pintava o muro.

Todo esse processo musical e gráfico foi registrado pelo coletivo OCorre Lab e agora é lançado em forma de videoclipe para celebrar este importante aniversário cultural.

No muro do Instituto, Camila Moritugui teve como referência partituras musicais de Beethoven, cores primárias e formas geométricas básicas que remetem à história do design e também dialogam com o legado iniciado pela escola Bauhaus, umas das mais importantes do segmento na Alemanha e no mundo.

Já Guterres selecionou trechos do fim do primeiro movimento da 3ª Sinfonia (conhecida como Heroica) e fez um arranjo para três violões. A construção do arranjo se deu através do processo de ouvir gravações e analisar a partitura, além de trazer para o violão as frases musicais que fazem os violinos, flautas, fagote, contrabaixo.

O videoclipe pode ser conferido a partir de quinta-feira no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre.

Os 250 anos de Beethoven estão sendo comemorados na Alemanha e em diversos países. Por causa da pandemia, muitos eventos ainda serão realizados ao longo de 2021.

A data de nascimento de Beethoven é desconhecida, mas o dia 17 de dezembro é marcado pela data de seu batizado, que aponta para o primeiro registro oficial deste importante nome da arte e da cultura.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?