Artes Visuais | Notas

Novo projeto da Trensurb destaca produção de artes visuais no estado

Change Size Text
Novo projeto da Trensurb destaca produção de artes visuais no estado "O Traço Sensível – Os tons da liberdade", por Liana Timm, desenho a nanquim e lápis de cor. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (17/1), a Trensurb lança um novo projeto cultural, a Coletânea dos Artistas Gaúchos. O objetivo é destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte.

Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô – irão divulgar, regularmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detânico.

“Contabilizando mais de 200 mil seguidores em todas as nossas redes sociais e com as bem sucedidas lives realizadas no ano de 2020, acrescidas da Antologia Digital da Poesia Gaúcha e Leituras a Bordo – projetos estes que que contemplaram poetas consagrados e outros desconhecidos do grande público – lançaremos em janeiro a Coletânea dos Artistas Gaúchos”, declara Élvio Vargas. “Assessorado pela competente curadoria da artista multimídia e poeta Liana Timm e da professora Dione Detânico, convidamos vários artistas visuais com trajetórias consagradas para formar este seleto grupo que, ao longo do ano, apresentará suas obras”, completa.

A primeira artista cujas obras serão destacadas é a própria Liana Timm, uma das curadoras do projeto. Segundo ela, seus trabalhos escolhidos para a Coletânea foram criados durante a pandemia: “Fiz mais ou menos cem desenhos e destaquei estes três por entender que eles contêm parte das características do meu estilo de criar. Contraste cromático e de ambientação bem como o diálogo das figuras humanas com o contexto do trabalho”. Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer, Liana nasceu em Serafina Corrêa, no interior do estado, mas adotou Porto Alegre como seu lar.

Os demais artistas que irão participar da Coletânea são: Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Clara Pechanski, Débora Irion, Graça Craidy, Mariza Carpes, Mirian Tolpolar, Rita Gil, Ubiratan Fernandes e Zoravia Bettiol.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?