Música | Notas

Novo projeto de Jorge Du Peixe traz versões das músicas de Luiz Gonzaga

Change Size Text
Novo projeto de Jorge Du Peixe traz versões das músicas de Luiz Gonzaga Foto: José de Holanda/Divulgação

Jorge Du Peixe aproveitou o momento de pausa nos shows da banda Nação Zumbi para formatar e processar um novo projeto: o álbum Baião Granfino, que vai reunir versões das músicas de Luiz Gonzaga, uma das mais importantes figuras da música popular brasileira. O primeiro single, Rei Bantu, será lançado em todas as plataformas de streaming nesta sexta-feira (30/7).

O trabalho abre espaço para novas propostas sonoras e arranjos criativos que exaltam a obra do Rei do Baião, aliado à interpretação potente de Du Peixe. Para o cantor e compositor pernambucano é uma honra e um desejo antigo se concretizando: “Faz parte da minha memória afetiva. Quem é do Nordeste cresce ouvindo as melodias de Luiz Gonzaga”, diz.

O single Rei Bantu apresenta o álbum Baião Granfino que terá 11 faixas, com produção de Fábio Pinczowski, e lançamento em setembro, pelo selo Babel. “Acho essa música muito importante por dois motivos: primeiro por não ter muitas versões conhecidas pelo público, e depois por ligar o maracatu ao baião. No disco ela ganha um peso muito forte, afinal, como diz a letra, Jorge é um dos nossos ‘reis do maracatu.’”, revela o produtor.

“É uma música forte que exalta as nações de maracatu, gênero originalmente pernambucano. É também um grito de resistência e empoderamento”, conta Du Peixe, que convidou os músicos Mestrinho, Carlos Malta, Pupillo e Swami Jr., para participarem da faixa.

A gravação contou ainda com um coro feminino, formado pelas cantoras Victória dos Santos, Naloana Lima e Sthe Araújo, que remete aos clássicos do samba. “O baião está ali presente, ele é universal. Tem esse lamento, melancolia, próximo do samba. ”, completa Du Peixe. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?