Artes Visuais | Notas

Obras de Manuel de Araújo Porto-Alegre são transferidas do Museu Julio de Castilhos

Change Size Text
Obras de Manuel de Araújo Porto-Alegre são transferidas do Museu Julio de Castilhos Foto: Solage Brum/ Ascom Sedac/Divulgação

Ao completar 118 anos, a serem celebrados no dia 30 de janeiro de 2021, o Museu Julio de Castilhos (MJC) comemora seu aniversário com ações que são estruturantes de sua política de gestão de acervos, implantada pela atual diretora, a museóloga Doris Couto.

Já em sua chegada, em 2019, nomeou uma comissão especial, composta por servidores do museu, diretoria de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura (Sedac) e Associação de Amigos, a fim de deliberar sobre aquisições, descartes, transferências e empréstimos do acervo do MJC. Uma das ações mais recentes é a transferência para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) do conjunto de 32 obras de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, até então sob guarda do MJC.

Na quinta (28/1), às 10h, uma solenidade marcou a ação, com o ato de assinatura do Termo de Transferência. Estiveram presentes o diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, a diretora do MJC, Doris Couto e integrantes das comissões de acervo dos dois museus.

Nas palavras de Doris:

“No Museu Julio de Castilhos, as obras de Araújo Porto-Alegre foram expostas apenas em 1998, e a demanda por cuidados específicos de conservação é uma das motivações para a transferência, além das mesmas não terem nenhuma vinculação com a tipologia de um museu histórico como o Julio. A Comissão de Acervo entendeu que obras de arte são pouco utilizadas para apresentação pública se mantidas no Museu Julio e demandam ações de conservação que a instituição não tem como realizar, agravando-se as condições de sua conservação pelo fato de que as reservas técnicas não são climatizadas. Assim, houve o entendimento unânime do grupo de que o lugar para salvaguardá-las e expô-las é o Margs, instituição museológica da Sedac, vocacionada para a arte”.

Foto: Solage Brum/Ascom Sedac/Divulgação

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?