Notas

Oficina, debate e entrevista na programação do VERAFRO

Change Size Text
Oficina, debate e entrevista na programação do VERAFRO Foto: Thiago Lazeri/Divulgação

Além das incríveis atividades que vem promovendo desde fevereiro, que incluem literatura, dança e teatro, o VERAFRO está realizando uma oficina muito especial, que irá resultar em mais uma exposição a céu aberto.

Trata-se da oficina Relaxamento Afro, onde os resultados poderão ser conferidos em grandes cartazes espalhados pela cidade a partir do dia 11 de março.

Também os debates estão na pauta do projeto que vem causando na cidade: em Performances negras do futuro, os artistas dos grupos Pretagô e Espiralar traçam possibilidades e estratégias de criação de futuros cênicos para Porto Alegre.

Através do relato das práticas dos artistas no tempo presente de suas criações serão prospectadas as possibilidades de criação e inventividade para os processos cênicos negros no futuro presencial pós-pandemia.

E a entrevista do mês é com Eugênio Lima escritor, pesquisador da diáspora africana, diretor do Coletivo Legítima Defesa de São Paulo (SP), que têm estudado o afrofuturismo como perspectiva para pensar possibilidades de futuros pretos e modos de presentificar o futuro e pensar estratégias e tecnologias de sobrevivência. Com aproximadamente 30 minutos, irá ao ar pelo canal do YouTube do VERAFRO no dia 11 de março.

E por fim, no final de março, o festival fecha em grande estilo com a apresentação de um documentário produzido durante a execução do projeto, entre janeiro e março de 2021.

Programação

5 de março
Debate Performances negras do futuro
Neste encontro, os artistas dos grupos Pretagô e Espiralar traçam possibilidades e estratégias de criação de futuros cênicos para Porto Alegre. As ficções especulativas de novos tempos e experiências. Através do relato das práticas dos artistas no tempo presente de suas criações serão prospectadas as possibilidades de criação e inventividade para os processos cênicos negros no futuro presencial pós-pandemia. Duração: 90 minutos.
Transmitido pelo canal do YouTube /projetoverafro


11 de março, 20h
Entrevista Presentificando O Futuro, com Eugênio Lima
Uma conversa com Eugênio Lima escritor, pesquisador da diáspora africana, diretor do Coletivo Legítima Defesa de São Paulo (SP), que têm estudado o afrofuturismo como perspectiva para pensar possibilidades de futuros pretos e modos de presentificar o futuro e pensar estratégias e tecnologias de sobrevivência. A entrevista de aproximadamente 30 minutos irá ao ar pelo canal do YouTube /projetoverafro

11 de março, 21h
Performance Relaxamento Afro
Resultado da oficina, ativação de espaço público, promover ideia de conforto e bem-estar, ressignificando o violento relaxamento em cabelos afro.
Transmissão pelo canal do YouTube / projetoverafro

30 de março
Lançamento DOC VERAFRO
Produzido por Thiago Lazeri, o documentário narra o processo de execução do projeto a partir do encontro dos dois grupos.
Local: YouTube do VERAFRO

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?