Música | Notas

Orquestra Ouro Preto e Desvio lançam CD “Ritmos Brasileiros”

Change Size Text
Orquestra Ouro Preto e Desvio lançam CD “Ritmos Brasileiros” Foto: Divulgação

A Orquestra Ouro Preto e o Desvio celebram a grandiosidade dos ritmos brasileiros em uma proposta ousada e inédita que une a percussão com a música de concerto. Maracatu, samba, frevo, afoxé e outros ritmos que marcam a identidade da cultura nacional ganham releituras inéditas no CD Ritmos Brasileiros. O lançamento oficial é dia 20 de agosto em todas as plataformas de streaming distribuído internacionalmente pela Naxos, maior selo mundial de músicas de concerto. 

Para além de ouvir e sentir a música em todas as plataformas de streaming, o público irá conferir os diversos instrumentos utilizados no disco em uma plataforma virtual que utiliza recursos de games, realidade aumentada e visualização em 3D para aumentar a imersão ao universo do disco. 

Com composições assinadas pelo Desvio, duo dos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, os títulos das faixas carregam os sobrenomes dos ritmos que as inspiram, como Roda, Bloco e Nação que trazem variações do coco de roda, frevo de bloco e maracatu nação, típicos de regiões do nordeste brasileiro. Destaque para o Concerto para Dois Pandeiros e Orquestra, uma composição inédita na história da música. “Esse concerto propõe novas possibilidades sonoras e técnicas para o pandeiro, instrumento que é emblemático da cultura brasileira, agora, protagonista”, ressaltou Leonardo Gorosito, do Desvio.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, idealizador do projeto, o novo CD reafirma o compromisso da Orquestra e do Instituto Cultural Vale na valorização da música e da cultura brasileira. “A Orquestra Ouro Preto aposta mais uma vez na experimentação do inédito para surpreender e emocionar o público. Esse nosso encontro com o Desvio versa sobre ritmos brasileiros distintos, seculares e contemporâneos que perpassam diferentes origens e celebram um patrimônio que carrega um importante legado dessa musicalidade em seu cerne”, disse.

Para o percussionista Rafael Alberto, a combinação da música brasileira com a música de concerto compõe uma sonoridade única e peculiar que pode ser observada neste disco. “A parceria entre a Orquestra Ouro Preto e Desvio vem sendo construída ao longo dos últimos 12 anos. Nossa história culmina neste disco, que traz música brasileira original para a formação já identitária da Orquestra: cordas e percussão. Juntos, unimos a desconstrução do óbvio à versatilidade e excelência”, completou.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?