Notas

Orquestra Villa-Lobos apresenta nova identidade visual

Change Size Text
Orquestra Villa-Lobos apresenta nova identidade visual Nova logomarca, criada por Bento Abreu.

Em uma forte simbologia, a clave de sol e as notas musicais colcheia e semicolcheias sobrepõem as iniciais OVL na nova identidade visual que marca o o início das comemorações pelos 30 anos da Orquestra Villa-Lobos a serem completados em exatamente um ano: 15 de abril de 2022.

Desenvolvida pelo Estúdio Abreu Design sob a liderança e o olhar criativo do professor Bento Abreu – ele também com experiência de três décadas em projetos artísticos e culturais –, a marca busca congregar em um único signo a juventude dos aprendizes e a tradição deste músico e educador brasileiro com a estatura de Heitor Villa-Lobos.

“A OLV inaugura um novo tempo, ainda que permaneça enfrentando desafios, como ocorreu em 2020 por causa da pandemia. Agora, a partir de 15 de abril, ao assinalarmos uma espécie de contagem regressiva para aniversário tão significativo, também nos reinventamos”, afirma a maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira. 

Bento detalha a construção da proposta que inclui selo comemorativo aos 30 anos: Os aspectos mais comunicativos e joviais foram expressos por meio da ligação entre as iniciais OVL em tipografia robusta, com desenho claro e objetivo, sobrepostas  pela clave de sol e mais duas notas musicais, resultando um signo dinâmico, alegre e com forte apelo visual.

Já a  tradição da música e de seu “patrono” aparecem na parte textual do logotipo a partir da tipografia clássica. “É uma referência à disciplina e atribui sobriedade ao layout. A combinação das cores amarelo e azul contribui para que esses conceitos sejam ainda mais evidenciados”, finaliza Bento, que também idealizou layout para ser aplicado em camisetas e em outras peças.     

A OVL está programando atividades especiais, a cada mês, até abril de 2022.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?