Notas

“Oxigênio” é o novo lançamento de Laura Finocchiaro

Change Size Text
“Oxigênio” é o novo lançamento de Laura Finocchiaro Foto: Marian Starosta/Divulgação

Oxigênio é o novo álbum da cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical Laura Finocchiaro, que já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Distribuído pela CD Baby, Oxigênio é mais um lançamento da Sorte Produções, empresa de Laura Finocchiaro, que comemora 40 anos de carreira independente em 2022. O projeto começou pouco antes da pandemia, em janeiro de 2020, e seguiu com o lançamento de cinco singles – A Vagar, que saiu em março de 2020, Asfixia, Minas Sonoras, Hino à Diversidade e Vírus (agosto/2021) – servindo de esquenta para a chegada de Oxigênio.

O álbum preparado pela artista funciona como um kit de sobrevivência em que a vacina é musical, os cilindros verdes defendem a natureza, os medicamentos chegam em potes de diversidade e igualdade, e os leitos são plenos de amor. Afinal de contas, a música é apenas um instrumento que Laura Finocchiaro utiliza para dar voz a seus anseios e lutar por seus ideais. A música é o canal pelo qual a artista bota em pauta questões fundamentais para ela, como igualdade, diversidade, defesa da natureza, justiça social e – o que une tudo – o amor.

O álbum traz 11 faixas e mais quatro faixas bônus. Nove canções foram compostas durante a pandemia, com diversos parceiros. As outras duas são Chapéu – de 1982, quando Laura musicou os versos da poeta e publicitária Leca Machado, sua parceira frequente – e Hino à Diversidade, regravação da canção feita por encomenda, especialmente para a Parada Gay de São Paulo, nos anos 1990, em parceria com Glauco Mattoso e Roberto Firmino.

Oxigênio conta com participações especiais: Ana Martins, Patricia Mellodi, Bozo Barreti, João Parahyba, Marcelo Gallo e Artur Rodrigues.

PUBLICIDADE