Cultura | Notas | Performance

Palco Giratório Sesc 2021: Porto Alegre terá programação com apresentações, debates e intercâmbios entre grupos

Change Size Text
Palco Giratório Sesc 2021: Porto Alegre terá programação com apresentações, debates e intercâmbios entre grupos "Automákina". Foto: Flavia Correia

Com a maioria das atividades realizadas de forma virtual devido à Covid-19, o Palco Giratório Sesc 2021 terá também atrações presenciais que levarão o público a retomar o contato com o teatro e a dança. Em Porto Alegre, serão quatro apresentações e uma instalação projetadas para surpreender a comunidade em espaços abertos. 

No dia 30 de setembro, primeiro dia do festival, o grupo De Pernas para o Ar (RS) levará o espetáculo-instalação Automákina – Universo Deslizante ao Parque da Redenção. A apresentação utiliza uma estrutura metálica de sete metros de altura, composta por inúmeros elementos que se transformam em bonecos, instrumentos musicais e em uma série de recursos que ilustram a narrativa do Duque de Hosain’g, protagonista e criador do aparato que serve como veículo, casa e cenário.   

Outra atração presencial é o projeto Edifício Cristal, da Cia. Incomode-te (RS), que estará na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (Rua Fecomércio, s/n, bairro Anchieta) nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e de 4 a 8 de outubro. A instalação interativa é composta por uma cristaleira que simula em seu interior um prédio em miniatura, em que é possível espiar os apartamentos. Cada um tem uma história que é narrada por atores. Para conferir a produção é necessário realizar agendamento pelo e-mail [email protected], já que o número de espectadores que pode assistir à exibição, que estará disponível para visitação das 9h às 17h, é limitado. 

No dia 7 de outubro, a Ponte dos Açorianos será palco da performance Ritual de Sobrevivência Urbana do Coletivo Ecopoética. E a Redenção voltará a receber atrações presenciais do Palco Giratório nos dias 10 e 16 de outubro, com a apresentação A Piscina, da Geda Cia de Dança (RS). 

Dentro da proposta formativa do evento, serão promovidos encontros entre artistas de todas as regiões do país e representantes de importantes coletivos de teatro, dança e circo do RS. A série Intercâmbios e Conexões estabelecerá um espaço para trocas de experiências e trajetórias na linguagem, perspectivas de atuação e estratégias de sobrevivência em tempos de pandemia e pós-pandemia e abordará ainda temas sempre presentes nas produções, como as questões de gênero e étnico-raciais. Entre os assuntos discutidos estarão danças indígenas da Amazônia, teatro de sombras, teatro para a infância e palhaçaria, além de pesquisas na área. Os encontros serão transmitidos pelo Zoom e terão inscrições gratuitas, que serão disponibilizadas em breve.

Além das atrações locais, o Palco Giratório Sesc transmitirá, gratuitamente e ao vivo, 17 espetáculos de várias regiões do Brasil, selecionados a partir de uma curadoria nacional, da qual participam representantes do Sesc de todos os Estados brasileiros. Os espetáculos serão exibidos de 30 de setembro a 16 de outubro, mas o projeto terá continuidade a partir de novembro em 10 cidades gaúchas por meio de oficinas, debates, e intercâmbios artísticos no formato online que serão conduzidos por artistas e grupos de diversas regiões do país. Haverá ainda espaço para apresentações artísticas locais.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?