Cultura | Notas

Parque Moinhos de Vento recebe obra de Rogério Pessôa

Change Size Text
Parque Moinhos de Vento recebe obra de Rogério Pessôa Foto: Divulgação

A obra de arte pública Antera, realizada pelo artista visual Rogério Pessôa, por meio da Virada Sustentável, será inaugurada no dia 16 de maio, às 11h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). A escultura – que tem cinco metros de altura por 1,15 metros de largura e sete centímetros de espessura – é a primeira a ser instalada no lado esportivo do Parcão.

A instalação de arte pública é definitiva e foi doada como presente aos porto-alegrenses pela Gerdau para lembrar a passagem dos 250 anos da cidade. “A concepção desta peça atende uma trajetória de trabalhos marcados pela criação de uma flora muito particular. Sempre me encantou esse tema e invariavelmente as peças são formadas pela união de materiais muito distintos em suas combinações, como o aço e a cerâmica, por exemplo”, destaca Pessôa sobre sua escultura, instalada entre o final da avenida Goethe e o acesso à rua Dr. Timóteo.

Foto: Divulgação

Antera, o nome da obra, é a parte terminal das flores, onde o pólen é armazenado. Desse modo, a intenção do artista foi a de representar a continuidade e a fertilização de novas ideias, novos propósitos, novos ciclos e o despertar para uma nova consciência, considerando a data comemorativa de dois séculos e meio da capital.

O pólen está presente na nova obra artística do Parcão na forma de peças de cerâmica, em diversas colorações. “Todos somos especiais e diferentes, e está justamente no aceitar as diferenças o verdadeiro sentido de uma vida repleta de valores humanos de fraternidade”, afirma o artista.

Rogério Pessôa é autor de intervenções urbanas de grande escala já realizadas e de diversos trabalhos em ferro, cerâmica e galhos, sempre fazendo uso de diversos materiais integrados numa mesma obra. Esteve também em exposições individuais e coletivas, inclusive participando da Bienal do Mercosul.

O principal parceiro da Virada Sustentável no trabalho de implantação da escultura, produzida em Porto Alegre com aço doado pela Gerdau, foi a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com apoio também da Secretaria Municipal da Cultura.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?