Música | Notas

Pedro Longes lança o projeto “Sinestesias”

Change Size Text
Pedro Longes lança o projeto “Sinestesias” Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

Depois de quatro anos vivendo em Santiago do Chile e passando por cidades como Buenos Aires e Montevidéu, onde realizou diversos trabalhos musicais e intercâmbio cultural, o cantor e compositor Pedro Longes celebra sua volta ao Rio Grande do Sul lançando o projeto Sinestesias, uma série de sete canções nos próximos meses, de janeiro a julho. As ações de divulgação incluem lives nas redes sociais do artista nos dias que antecedem os lançamentos, em formato conversa, com os artistas participantes dos processos e convidados.

Buscando ressignificar trabalhos anteriores, desde a época do seu primeiro disco, Conexión (2015), e apresentar canções autorais inéditas, o cantor e compositor canoense lançará nas plataformas digitais sete canções em formato single, com uma identidade visual renovada, permeada por pinturas, fotografias e gravuras. A milonga Hermosa, primeiro single, é a recuperação de um registro anterior à viagem, em arranjo para piano e duas vozes, realizado em parceria com a cantora e compositora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018.

Na época, Pedro e Anaadi fizeram uma série de apresentações na Região Metropolitana, incluindo a abertura do Canoas Jazz Festival e a inauguração do Teatro Sesc Canoas. Para celebrar o lançamento, Anaadi será a convidada da primeira live, que irá ocorrer no dia 14 de janeiro, às 20h, com transmissão pelo Instagram do artista: @pedrolonges. 

Também fará parte dos lançamentos nas plataformas digitais o registro em parceria com a cantautora argentina Ana Clara Moltoni, feito durante a passagem de Pedro por Buenos Aires. A canção Lares Quebrados, a ser lançada em fevereiro, é uma zamba que trata da passagem do tempo e dos processos de transformação, misturando trechos em português e espanhol.

Entre as cinco canções inéditas a serem apresentadas a partir de março, está o Samba Erudito, que, como diz o título, mistura uma melodia sincopada de samba com um piano, com influências que vão de Chopin a Charly García. O tema atravessa a letra em toques de fantasia, loucura e um “exercício do impossível” para a transformação da realidade.

Outro lançamento que toca o tema das transformações por meio de reflexões artísticas é a canção Nós Hemos de Vir, que traz de forma explícita assuntos político-sociais, comportamentais e do meio-ambiente, em contraste a um refrão existencial com um quê de esperança: “Indo e vindo no novelo entre o mundo e o existir / Atando e desatando os nós… que hemos de vir”.

Usando os símbolos de uma rosa e de um rosto oculto, o projeto Sinestesias traz uma identidade visual com fotografias de Luis Ferreirah, pinturas de Pedro Longes e gravuras de Natalia Babarovic, importante artista chilena que influenciou Pedro a incursionar nas artes visuais. A escolha do rosto oculto, criado por Natalia e recriado em fotografias por Luis, remete às sensações de ausência do artista enquanto vivia no Exterior, e a rosa como recuperação da sua ancestralidade e o laço do artista com sua terra natal.

A série de lançamentos também prevê a composição Tema para Natalia, dedicado à artista Natalia Babarovic, a canção Cavalos no Quarto, composta em parceria com o violonista catarinense Daniel Mueller, e a Valsa em Solidão, também em parceria, esta com o pianista e compositor canoense André Vicente.

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum Longes Canta Spinetta, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950 – 2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao português.

SERVIÇO

Quando:

Single 1: Sexta, dia 15/1 – Hermosa, com Anaadi

Single 2: Sexta, dia 5/2 – Lares Quebrados, com Ana Clara Moltoni

Single 3: Sexta, dia 5/3 – Samba Erudito

Single 4: Sexta, dia 2/4 – Nós Hemos de Vir

Single 5: Sexta, dia 7/5 – Tema para Natalia

Single 6: Sexta, dia 4/6 – Cavalos no Quarto, com Daniel Mueller

Single 7: Sexta, dia 2/7 – Valsa em Solidão, com André Vicente

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?