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Pesquisa aponta que gaúchos consumiram mais lives na pandemia

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Pesquisa aponta que gaúchos consumiram mais lives na pandemia Foto: Feevale/Divulgação

O distanciamento social causado pela pandemia intensificou o consumo de conteúdo digital em todo o país. Com isso, as lives passaram a fazer parte da rotina dos consumidores. Sem reuniões sociais, festas e bares, o encontro virtual tornou-se uma maneira fácil e acessível de acessar novos conteúdos sem sair de casa.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Feevale aponta que o interesse pelas transmissões ao vivo aumentou 73,9% entre os gaúchos. A maioria dos respondentes afirma ter assistido alguma live durante a quarentena.

O estudo é uma iniciativa de pesquisadores do mestrado em Indústria Criativa da Instituição, que investiga a mudança nos setores criativos e no consumo em plataformas digitais neste período.

A pesquisa, coordenada pelos professores Cristiano Max Pereira Pinheiro, Vanessa Valiati e Maurício Barth, conta com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do governo estadual, através do programa RS Criativo e da Secretaria de Cultura do Estado.

Segundo a professora e pesquisadora de consumo digital, Vanessa Valiati, os resultados coletados servirão de base para a mensuração de demanda por produtos específicos no mercado, fornecendo informações para a compreensão do cenário atual.

— Os dados levantados revelam que o YouTube, o Instagram e o Facebook figuram entre as plataformas mais acessadas para transmissões ao vivo. Além disso, o horário compreendido entre 19h e 23h é o preferido por 73% dos entrevistados, o que indica a manutenção de um certo ‘horário nobre’, tal como na programação televisiva mais tradicional — afirma.

Entre os conteúdos procurados, música, sociedade e cultura e educação foram os favoritos.

A pesquisa, dividida em quatro questionários, agora parte para a sua segunda fase: a produção de artigos científicos, que integrarão um e-book interativo sobre o tema. Além disso, serão realizadas entrevistas individuais.

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