Notas

Pesquisa aponta setor editorial como segunda área mais relevante da economia criativa do RS

Change Size Text
Pesquisa aponta setor editorial como segunda área mais relevante da economia criativa do RS Foto: Lubos Houska/ Pixabay/Divulgação

Com 4.898 empresas ativas e 22.744 empregos gerados em 2018, o setor de Publicação, editoração e mídia, que tem no segmento editorial o de maior representatividade, ocupa lugar de destaque nas atividades da chamada economia criativa no Rio Grande do Sul.

Entre as nove setores que formam o segmento criativo, o que envolve o mercado editorial é o segundo mais importante da área em número de empregos, com 16,95% do total de vagas formais existentes (134.155). Mas apesar da representatividade, o setor de Publicações segue uma  trajetória geral de queda desde 2006, quando era o responsável pela geração de 27.209 empregos formais no Estado, uma redução de 16,4% entre os períodos avaliados. 

As informações sobre esse mercado foram divulgadas nesta quinta (3/12) no estudo Setor editorial no Rio Grande do Sul: evolução recente e tendências, produzido pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), a partir de uma parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac).

O material compõe a terceira pesquisa de uma série que visa subsidiar a implementação do RS Criativo – programa da Sedac para fortalecer a economia criativa do Estado. Elaborado pelo pesquisador do DEE Tarson Nuñez, o documento tem por objetivo analisar a dinâmica do setor, sua dimensão e perspectivas, com prioridade ao mercado do livro, ainda que também tenham sido apresentados dados relativos ao mercado jornalístico. 

Para realizar as estimativas, o pesquisador utilizou como fontes o Cadastro de Empresas e o Censo mais recente, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de fontes secundárias, como os dados fornecidos pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

— Existem poucos estudos sobre o setor que abordem o tema sob uma ótica da sua dimensão econômica. Apesar das limitações, buscamos lançar um olhar para esse aspecto e para os elos com menos dados estatísticos disponíveis, como é o caso dos escritores — destaca Nuñez.  

— O estudo feito sobre o mercado editorial e o setor do Livro, Leitura e Literatura é um importante instrumento de diagnóstico. Os resultados ajudam a definir as políticas públicas de fomento para o setor, realizadas pela Sedac, por meio do IEL, bem como para os empreendedores desse segmento — complementa a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?