Artes Visuais | Cultura | Notas

Pesquisa pretende mapear violência contra artistas no Brasil

Change Size Text
Pesquisa pretende mapear violência contra artistas no Brasil Cartaz/Divulgação

A iniciativa do Observatório de Censura à Arte, projeto jornalístico que mapeia o cerceamento à liberdade de expressão artística no país, quer ouvir profissionais da cultura de todo o Brasil para compreender a percepção do cerceamento à liberdade de expressão artística no país. A pesquisa pode ser acessada por aqui ou no Instagram @censuranaarte.

O levantamento pretende identificar se os artistas ouvidos já sofreram algum tipo de violência relacionada a seu trabalho ou se conhecem colegas que já passaram por essas situações. Para além da censura a obras de arte, o levantamento tem como foco também outras formas de ataque e intimidação ao fazer artístico, como ameaças, discurso de ódio, detenções e processos sofridos na Justiça. Os dados serão analisados a partir de uma reflexão teórica sobre o conceito de censura por um viés interseccional, que engloba também os direitos humanos e a diversidade cultural.

Os resultados da pesquisa serão publicados em julho no Dossiê Arte, Diversidade e Liberdade, publicação digital gratuita que propõe uma reflexão sobre a história da censura a produções culturais brasileiras e seu entrelaçamento com temáticas afro-religiosas, feministas e queer. O projeto tem financiamento do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Iniciativa do site Nonada – Jornalismo Cultural, o Observatório de Censura à Arte registra casos de censura à arte no país desde o cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre. A plataforma já mapeou mais de 50 casos, incluindo cancelamento de shows e palestras, destruição total ou parcial de obras de arte e até mesmo detenções de artistas durante ensaios.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?