Música | Notas

Pianistas gaúchos são destaque no 3º Pianístico de Joinville

Change Size Text
Pianistas gaúchos são destaque no 3º Pianístico de Joinville Luciano Leães. Foto: Kyuwon Kim/Divulgação

Confirmado para o período de 3 a 6 de dezembro, o Pianístico 2020 reinventou o formato das duas edições anteriores e vai apresentar ao público uma mescla de espetáculos presenciais e em drive-in, com toda a programação transmitida via internet.

Luciano Leães, criador e curador do projeto Clube do Blues, responsável por reinserir Porto Alegre na rota dos shows internacionais de blues, e Fernando Leitzke, pianista, compositor e arranjador, natural de Pelotas, são os convidados do Rio Grande do Sul para o evento que tem o portoalegrense Carlos Branco à frente da organização, junto com a produtora cultural Albertina Tuma.

O Pianístico seguirá protocolos rigorosos para manter a segurança, como suprimir o intervalo dos espetáculos, para evitar aglomerações, além de medição de temperatura, fornecimento de álcool gel, uso obrigatório de máscaras pelo público e músicos, até a entrada no palco, e ambiente natural, sem condicionador de ar, nas apresentações em locais fechados. Todas as atividades, presenciais ou online, terão acesso gratuito – com reservas a partir de 23 de novembro, no site www.enjoyticket.com.br.

O festival começa dia 3 de dezembro, às 20h, no Teatro Juarez Machado, em noite dedicada à música brasileira e à magia de uma carreira de 49 anos de um memorável trio de músicos geniais. Tributo ao Zimbo Trio, com Amilton Godoy, fundador do grupo, traz alguns emblemas dessa inesquecível trajetória, como o primeiro arranjo do Zimbo feito para Garota de Ipanema e o hino brasileiro Aquarela do Brasil.

Uma das principais atrações internacionais do festival, neste ano, é a pianista Mūza Rubackytė, da Lituânia, que faz seu concerto no sábado (5/12), às 21h. Frequentemente convidada para os principais palcos mundiais, da França à Rússia, de Pequim a Tóquio, Mūza estudou piano no Tchaikovsky Conservatory, de Moscou, e já atuou com os mais renomados maestros.

Ainda entre os destaques da programação, chama atenção o talento precoce de Olívia Tebaldi, de Vitória (ES). A menina, de 9 anos, começou a estudar piano aos 4. Aos 6, já participava de concursos de piano, no Brasil e, mais recentemente, no exterior. Ela se apresenta no último dia do Pianístico, 6 de dezembro às 17h, no Teatro Juarez Machado.      

Já o encerramento traz, novamente, a riqueza do piano brasileiro, nas mãos de Cristovão Bastos, domingo (612), às 19h30min, no Juarez Machado. Respeitado e admirado no cenário musical, este carioca nascido no bairro de Marechal Hermes, na cidade do Rio de Janeiro, completa 74 anos no dia da abertura do festival, com 50 de carreira.

Cristovão foi um dos fundadores da célebre Banda Black Rio, é conhecido por parcerias com nomes como Chico Buarque (na canção Todo o Sentimento), Aldir Blanc e Paulinho da Viola. Versão da música que compôs com o poeta Abel Silva, chamada Raio de Luz, foi gravada em 1999 pela norte-americana Barbra Streisand.

A produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral, explica que este é um evento completamente diferente das grandes festas que foram canceladas.

— O formato não segue os padrões das edições anteriores e foi muito bem pensado. A música servirá como um acalento. E tem o poder de transformar vidas, ajudando a diminuir esse efeito da pandemia, trazendo um pouco de esperança. Várias cidades já adotaram esta alternativa, a da música. É o mundo aos poucos voltando à normalidade — comenta Tuma.

Confira a programação completa

Quinta (3/12)

20h – Amilton Godoy – Homenagem ao Zimbo Trio – Teatro Juarez Machado

Sexta (4/12)

9h – Carla Reis – Curso Piano Pérolas – Casa da Cultura

15h – Alon Goldstein (Israel) – live (Salt LakeCity/EUA)

17h – Alberto Heller – Teatro Juarez Machado

19h – Jeff Gardner Trio (EUA) – Shopping Mueller (estacionamento)

21h – Luciano Leães Trio – Shopping Mueller (estacionamento)

Sábado (5/12)

10h – Jeff Gardner – Workshop “Harmonia da Música Popular” – Casa da Cultura

14h – Alberto Heller – workshop “Corpo – Energia – Movimento na Música” – Casa da Cultura

16h – Armands Abols – live (Santiago/Chile)

18h – Adrian Iaies y el Colegiales Trio – live (Buenos Aires/Argentina)

21h – Mūza Rubackyte (Lituânia) – Teatro Juarez Machado

Domingo (6/12)

11h – Fernando Leitzke (convidado especial: Oscar Bolão) – Teatro Juarez Machado

17h – Olívia Tebaldi – Teatro Juarez Machado

19h30min – Cristovão Bastos – Teatro Juarez Machado

Fernando Leitzke. Foto: Bidu Campeche
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?