Notas | Teatro

Plataforma Cena recebe inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas

Change Size Text
Plataforma Cena recebe inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas "Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças". Foto: Tom Peres/Divulgação

Um espaço de convergência das artes cênicas, o projeto Plataforma Cena, realizado nacionalmente pelo Sesc, contará com a participação de dois espetáculos gaúchos, Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças e Ícaro, e diversas atividades formativas que estão com as inscrições abertas. Serão seis oficinas oferecidas pelo Coletivo Órbita, de 7 a 14 de agosto, por meio da plataforma Zoom sobre iluminação para vídeos, malabares, jogos teatrais, acrobacias, criação de trilha sonora e criação de vídeo-poesias. 

A participação é gratuita e o cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site do Sesc. As atividades estão sendo conduzidas pelo Sesc Canoas.

Neste ano, o projeto passou para o formato digital em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19. A cultura foi um setor bastante afetado pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de teatros e outros espaços de apresentação. De acordo com a Pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativo do Brasil (Unesco/ Sesc/ USP), as artes cênicas foram a linguagem artística mais afetada, com 63% dos entrevistados do setor declarando ter perdido a totalidade de suas receitas desde o início da pandemia. 

No entanto, os profissionais mostraram uma alta capacidade de inovação para a adaptação de suas produções físicas para meios audiovisuais e ferramentas digitais, o que indicou novas possibilidades para o mercado. Dessa forma, a edição divulgará atividades com 17 coletivos artísticos de todas as regiões brasileiras, que estarão na edição do Palco Giratório Sesc neste ano.

A programação da Plataforma Cena contempla vídeo-desmontagens que refletem o processo de construção dos espetáculos. No dia 18 de agosto, será possível acompanhar a desmontagem de Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças e, no dia 10 de setembro, de Ícaro, com transmissão ao vivo e debate com as equipes. Integram a agenda também oficinas, e ensaios escritos por esses artistas tratando de aspectos de suas produções criativas e reflexões da cena atual. O endereço da Plataforma será divulgado em breve.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?