Notas

Plataforma virtual reúne estudiosos do campo da memória

Change Size Text
Plataforma virtual reúne estudiosos do campo da memória Capa. Foto: IC/Divulgação

O Itaú Cultural lança nesta segunda (21/9), Transversalidade da Memória, plataforma que busca reunir profissionais e pesquisadores do campo da memória, para trocas de experiências e informações na área.

A partir das 9h – e até às 9h do dia 23 –, o público terá disponível no site da instituição o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre Aracy Moebius de Carvalho, esposa do escritor Guimarães Rosa, dirigido por Caco Ciocler. Às 17h, o ator e diretor participa do debate de lançamento da plataforma, que reúne também Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, fundadores do Acervo da Laje, e Ricardo Brazileiro, pesquisador de tecnologias. A mediação é de Tatiana Prado, gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural.

A partir do dia 21 de setembro, o Transversalidade da Memória estará aberto à participação do público. Os interessados poderão inscrever-se para acompanhar a plataforma, que também contará com conteúdos e atividades.

O debate de lançamento reúne profissionais que trabalham ou desenvolvem projetos com base a memória. É o caso de Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, do Acervo da Laje, espaço cultural da periferia de Salvador, na Bahia, que funciona como biblioteca e museu, recolhendo artefatos, documentos e livros que contam a história da região em que atua. Comunitário, o espaço elabora práticas de entendimento do que é importante ser guardado pela comunidade e do que significa criar um ambiente institucionalizado para resguardar a cultura de todos.

Já Ricardo Brazileiro, que é mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trata da relação dos saberes tradicionais com a tecnologia. A partir de então, questiona de que forma os arquivos devem ser guardados, como é possível comunicar dados, com qual infraestrutura e com quais softwares.

O ator e diretor Caco Ciocler, por sua vez, vem trabalhando com a memória em projetos tanto no cinema quanto na literatura. Ele é autor do livro Zeide: a Travessia de um Judeu entre Nações e Gerações, e dirigiu o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre a trajetória de Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011), esposa do escritor Guimarães Rosa.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?