Música | Notas

Poa Jazz Festival prepara programação de aquecimento com shows no Instituto Ling

Change Size Text
Poa Jazz Festival prepara programação de aquecimento com shows no Instituto Ling Luiz Otávio. Foto: Daisson Flach

Um dos eventos mais importantes da cena instrumental do Estado, o Poa Jazz Festival terá, pela primeira vez, uma programação especial de aquecimento. O preview contará com cinco shows internacionais, nacionais e locais, recebidos pelo Instituto Ling de agosto a outubro deste ano, antes da realização do grande evento, marcado para 4, 5 e 6 de novembro no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

A agenda de preparação para o festival inicia no dia 27 de agosto, às 19h, com apresentação do pianista carioca Luiz Otávio. Cego de nascença, o instrumentista nunca pôde ver o mundo a sua volta de forma convencional, mas em compensação sua audição foi superdesenvolvida, a ponto de começar a tirar as primeiras músicas de ouvido aos quatro anos. Inevitavelmente comparado a Ray Charles, o músico autodidata tem um repertório que transita por diversos estilos, do jazz à MPB.

Depois dele, o Instituto Ling receberá duas atrações do exterior que fazem sua estreia na capital gaúcha. A primeira será o quarteto do pianista cubano Harold Lopez-Nussa, no dia 17 de setembro, que mostrará por aqui sua mistura de jazz moderno com a música afro-cubana. A segunda será o grupo Sonico, no dia 29 de setembro. O conjunto, formado inicialmente em Bruxelas, na Bélgica, com integrantes de diferentes partes do globo, resgata o trabalho do compositor argentino Eduardo Rovira, um dos criadores do chamado “tango novo”, unindo as raízes populares do país latino-americano com a música clássica.

Os últimos dois shows da programação de aquecimento serão com artistas da cena instrumental gaúcha. No dia 8 de outubro, quem sobe ao palco do centro cultural é o contrabaixista Rodrigo Maia e seu sexteto, formado por outros cinco grandes nomes locais: Luiz Henrique New no piano, Bernardo Zubaran na harmônica, Mano Gomes na bateria, Bruno Coelho na percussão e Antônio Flores na guitarra.

O encerramento será no dia 22 de outubro com a pianista, cantora e compositora Mari Kerber e seu trio, que conta com a contrabaixista Júlia Pezzi e o baterista Rhuan de Moura. Juntos, ​​eles apresentarão uma experiência musical que une standards do jazz com arranjos autorais de blues.

Os ingressos para cada apresentação do preview do Poa Jazz Festival custam R$ 30 no valor inteiro e R$ 15 para quem tem direito a meia-entrada. Os tickets já podem ser adquiridos no site e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?