Fotografia, Notas

Ponto UFRGS lança publicação digital “Fotos que vivi: Achutti 45 anos”

Change Size Text
Ponto UFRGS lança publicação digital “Fotos que vivi: Achutti 45 anos” Capa. Foto: Divulgação

Para marcar os 86 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Ponto UFRGS, loja de produtos institucionais da Universidade, lançou a publicação digital Fotos que vivi: Achutti 45 anos.

A iniciativa marca ainda as comemorações do aniversário de três anos da Ponto UFRGS, que foi comemorado no dia 28 de novembro.

A obra celebra a trajetória do artista, antropólogo e professor da UFRGS Luiz Eduardo Robinson Achutti. Além de fotografias que marcaram sua carreira, textos assinados pelo próprio fotógrafo resgatam memórias sobre o contexto histórico das imagens eternizadas pelo olhar de suas câmeras.

O fotógrafo revela em seu texto na abertura do livro, que a obra representa um mapa: não um mapa formado por linhas que levam a um destino, mas um mapa formado por memórias, encontros, humanidades, que marcam a vida do artista.

A publicação também reúne textos da filósofa Márcia Tiburi, ex-aluna de Achutti; do escritor e psicanalista Celso Gutfreind; e Cláudia Boettcher, diretora do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS entre 1999 e 2020 e parceira de Achutti em diversos projetos culturais durante sua trajetória na Universidade. 

A publicação será disponibilizada em plataformas digitais para leitura. E, como presente à comunidade universitária, o artista e a Ponto disponibilizarão para download uma fotografia autografada em alta resolução. Parceiro da Ponto UFRGS desde a inauguração do projeto, Achutti estampa com suas obras vários produtos desenvolvidos pela loja para a comunidade universitária.

Confira o livro neste link.

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.