Cultura | Notas

Presença Negra no MARGS abre inscrições do curso “Pensamento Negro, Estética e Movimento Social”

Change Size Text
Presença Negra no MARGS abre inscrições do curso “Pensamento Negro, Estética e Movimento Social” José Rivair Macedo, coordenador do curso. Foto: Divulgação MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o curso Pensamento Negro, Estética e Movimento Social, que integra o programa público Presença Negra no MARGS.

Com coordenação do professor e pesquisador José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB), os encontros começam em 14 de julho, e se estendem até 24 de novembro. Ao todo, serão 50 horas de programação, divididas entre aulas e leituras adicionais. As inscrições, que são gratuitas e limitadas, começam nesta sexta-feira (2/7) e devem ser feitas por meio de formulário

Os encontros serão realizados em uma sala virtual e os links de acesso para cada encontro serão disponibilizados por e-mail. O curso é uma promoção de três instituições públicas: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Organizado em quatro blocos – Criação literária e condição negra; Artes afro-diaspóricas, estética dos terreiros e teatro negro; Raça, nação e cultura negra; Pensamento e movimento de mulheres negras –, o curso será realizado em encontros virtuais semanais às quartas-feiras, das 15h às 17h, e contará com a presença de diversos/as convidados/as para debater os temas  propostos.

O curso tem o objetivo de ampliar o conceito de cânone no pensamento brasileiro. Por meio de significativo conjunto de obras (escritas, visuais, dramáticas, sonoras) de diferentes tipos (acadêmicas, artísticas, políticas) e estilos (poéticas, romanescas, ensaísticas, plásticas, audiovisuais), pretende-se destacar as variadas formas de interlocução delas com a emergência, desenvolvimento e consolidação do pensamento negro brasileiro que deu fundamento à ação política dos movimentos sociais nos séculos XIX-XX.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?