Literatura | Notas

Professora Kathrin Rosenfield estreia podcast sobre Shakspeare

Change Size Text
Professora Kathrin Rosenfield estreia podcast sobre Shakspeare Professora Kathrin Rosenfield apresenta "Shakespeare à meia-noite". Foto: Divulgação

Pai da consciência, inventor do humano, o bardo. Ao longo dos últimos 400 anos, não foram poucas as denominações usadas para exaltar o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare e o alcance de sua obra.

Seja você um Shakespirado de carteirinha ou um iniciante curioso em entender por que Shakespeare é mesmo tudo isso, há agora um podcast feito para você. Em Shakespeare à Meia-Noite, uma série de cinco programas que serão disponibilizados no Spotify, Deezer e Apple Podcasts, nas sextas-feiras.

O episódio de estreia será veiculado no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e, tradicionalmente, apontado como o dia em que Shakespeare teria morrido, em 1616. 

A professora, filósofa e tradutora Kathrin Rosenfield apresenta Shakespeare, seu contexto, suas peças e o que fez de seu trabalho um marco que transformou para sempre a arte de seu tempo. 

O primeiro programa aborda em linhas gerais o que faz das peças de Shakespeare obras totalmente únicas no panorama de seu tempo, marcando um rompimento radical com a tradição das peças de caráter edificante e religioso que eram a marca do teatro popular na Idade Média imediatamente anterior, além de demonstrar a complexa exploração da psique dos personagens criados pelo bardo, que servem de inspiração para contadores de histórias até hoje.

“Shakespeare oferece um teatro bem distinto. É de Shakespeare que vem o refinamento oficinal e os frissons de sua corda bamba dramática, o seu teatro, o seu modo de encenar e sua coragem de desafiar as censuras e os costumes” – apresenta a pesquisadora no programa.

O programa também explica por que Shakespeare é muitas vezes apontado como o “inventor do humano”, na formulação do crítico Harold Bloom, pela maneira como tornou a introspecção um elemento tão importante na construção da personalidade e das ações de seus personagens. 

“Os personagens de Shakespeare nos parecem familiares e excepcionais. E, ao mesmo tempo eles nos oferecem insights luminosos nos abismos incomuns da alma e da mente” – diz Kathrin 

Mesmo que o ouvinte não seja o maior conhecedor de Shakespeare, em algum momento já passou por ele, seja em frases célebres nas redes sociais ou assistindo a alguma das inumeráveis grandes adaptações de sua obra para o cinema – desde o clássico romeu e julieta de Franco Zeffirellii, de 1962 até a versão mais ousada – e talvez mais conhecida – de Baz Luhrmann (aquela com Leonardo DiCaprio).

Shakespeare à meia-noite é um podcast original da Mínima, produtora independente de projetos para streaming, cinema e publicidade. Com produções premiadas no Brasil e no exterior, foi precursora na produção de conteúdos sonoros com a web rádio minima.fm e desde 2019 vem produzindo conteúdos originais e para marcas em podcast. 

Programação:
Episódio 123/4 Shakespeare o Inventor do Ser humano
Episódio 230/4 Shakespeare e as mulheres
Episódio 37/5 Shakespeare trauma e violência
Episódio 414/5 Shakespeare e a ciência
Episódio 5 – 21/5 Shakespeare e a maternidade

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?