Agenda | Notas

Programação virtual da Sedac propõe reflexão sobre o Dia do Índio

Change Size Text
Programação virtual da Sedac propõe reflexão sobre o Dia do Índio

O Dia do Índio, celebrado oficialmente em 19 de abril, é um importante convite à reflexão sobre as reais condições da população indígena no Brasil, uma vez que a data em si não traduz, exatamente, os verdadeiros anseios dos povos originários.

A data, criada há mais de 70 anos, não é bem vista por algumas lideranças indígenas e militantes, que consideram a efeméride preconceituosa e carregada de estereótipos. 

Diante desse contexto, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) promove, nas redes sociais, uma série de atividades que integram a programação intitulada Repensando o 19 de abril – uma reflexão sobre as contradições desta data. De 19 a 23 de abril, sempre ao meio-dia, serão publicados exposições, debates, shows vídeos com depoimentos de lideranças indígenas e especialistas.

“A verdadeira reflexão sobre a causa indígena exige, sobretudo, ouvir o que essa população tem a dizer. Ninguém melhor do que eles, os índios, para falar o que representa o 19 de abril”, afirma a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, ressalta a importância dessa ação, cujo objetivo é oportunizar a análise, a reflexão e a compreensão sobre os povos indígenas. “As tradições, os ritos e os saberes dos povos originários se confundem com a riqueza da formação cultural gaúcha. Reconhecer, aprender e valorizar essa vasta e diversificada cultura e suas manifestações é o principal objetivo da proposta ‘Repensando o 19 de abril”, explica.

Todos os vídeos serão publicados no Facebook, no Instagram e no YouTube da Sedac.

Programação:
19/4 – Vídeo 1: Rejane Paféj Kanhgág – psicóloga, Território Indígena Nonoai (RS).
20/4 – Vídeo 2: Cacique Cirilo Morinico , Aldeia Mbyá-Guarani Anhetengua (Porto Alegre).
21/4 – Vídeo 3: Iracema Gatên-Kuja e parteira, Aldeia Kaingang Oré Kupri (Porto Alegre).
22/4 – Vídeo 4: Márcia Londero – socióloga, indigenista.
23/4 – Vídeo 5: Encerramento, com a participação de todos os integrantes dos vídeos anteriores.

segunda-feira, 19 a 23 de abril de 2021 | 12h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?