Agenda | Música | Notas

Projeto “A Voz Suprema do Samba É a Liberdade” divulga primeiro single interpretado por Glau Barros

Change Size Text
Projeto “A Voz Suprema do Samba É a Liberdade” divulga primeiro single interpretado por Glau Barros Foto: Alisson Batista/Divulgação

A Nossa Dor, música interpretada pela cantora Glau Barros, abre o projeto A Voz Suprema do Samba É a Liberdade, que irá movimentar a cena cultural com lançamentos ao longo do semestre, culminando com a chegada do álbum em 2022. 

A canção, criada a seis mãos por Edison Guerreiro, Negra Jaque e Leo Bracht, partiu das dissonâncias e incoerências de um tempo onde a distopia virou crônica moderna e não se sabe mais onde está a razão. O lançamento do primeiro single será dia 6 de agosto nas plataformas digitais e abre caminho para tantos outros que virão, incluindo artistas relevantes e fundamentais para a música do RS.

Capa de “A Nossa Dor”/Divulgação

A letra da canção surgiu da ideia de juntar o samba-choro com o rap, dando conta da diversidade da cena brasileira. Foi assim que Glau Barros, Negra Jaque, o grupo Choro das Gurias e 50 Tons De Pretas se viram em um mesmo estúdio, traduzindo os dois gêneros em sintonia. A produção musical e arranjos são assinados por Leo Bracht e Jefferson Marx. Os músicos Max Garcia (cavaquinho), Leo Bracht (pandeiro, ukulele) e Jeferson Marx (violão nylon) formam a base da banda que contou com as participações de Julia Lorenz (bandolim), Julia Valentini (violão de 7 cordas), Mari dos Santos (cavaquinho), Natália Santos (pandeiro e tantan), Stefania Colombo (flauta transversa), Victória Gautto (clarinete), todas integrantes do Choro das Gurias.

 A Voz Suprema do Samba É a Liberdade vem propor ações afirmativas e reflexão acerca da cena cultural negra no sul do Brasil, reforçar seu lugar de protagonismo e inspirar os que lutam pela intolerância da sociedade. Por isso, o samba – para além de sua notória importância cultural e musical – foi escolhido como referencial sonoro e rítmico deste trabalho, já que também foi forjado na resistência contra essas mazelas sociais. E por ter nascido na diversidade, o samba, aqui, dialoga com outras sonoridades, outros ritmos contemporâneos e/ou atemporais. 

No campo poético, as letras das músicas do projeto tematizam as questões afetivas, sociais, de multiplicidade cultural, que também se fundem, numa linguagem que se pretende aberta a múltiplos significados. As seis músicas que compõem esse projeto serão lançadas em formato de single, acompanhadas por clipes, resultando no álbum A Voz Suprema do Samba É a Liberdade, produzido por Leo Bracht e Jefferson Marx, a ser lançado nos primeiros meses de 2022.

Acompanhe o lançamento no site do projeto.

sexta-feira, 06 a 06 de agosto de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?