Música | Notas

Projeto cultural “Anos 10” retrata a diversidade na cena musical gaúcha

Change Size Text
Projeto cultural “Anos 10” retrata a diversidade na cena musical gaúcha Foto: André Luís Ferreira/Divulgação

O projeto Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha reúne cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década: Glau Barros, Nino, Pâmela Amaro, Filipe Catto e 50 Tons de Pretas. Cada artista participará de um bate-papo online sobre seu trabalho, suas influências e objetivos de carreira. As transmissões virtuais acontecem de 13 de maio a 17 de julho, no Youtube Clube TV.

Com curadoria dos críticos Ênio Martins e Juarez Fonseca, o projeto foca nos sujeitos do processo criativo e produtivo da música, desde sua composição, passando por produção e gravação até chegar ao público ouvinte. Os curadores comandam as entrevistas e abrem a programação de lives, contando com a participação especial de Leo Henkin. Todas as transmissões terão áudio-descrição e tradução em libras.

Ao final do projeto, a equipe de curadores, artistas e produtores apresentará uma composição colaborativa. Liderada por Henkin, a gravação será transmitida para o público via redes sociais.

Outra ação do projeto será o workshop online com Tiago Becker, do Estúdio Soma. O objetivo é o aperfeiçoamento, além de fundamentos de gravação em estúdio para técnicos e produtores musicais. “Os alunos capacitados já colocarão em prática as orientações durante a gravação da música colaborativa dos artistas participantes do projeto. É uma etapa que incentiva a interação entre os artistas e os oficineiros. É uma oportunidade para diminuir o isolamento e retomar a cena musical com pluralidade e diversidade, antes tão forte e presente na vida artística e parte essencial da Economia Criativa do Estado”, afirma Fernando Gomes, coordenador do projeto.

Programação

13 de maio – Live especial
Juarez Fonseca e Ênio Martins
20 de maio
Pamela Amaro e seu produtor, Tiago Souza
27 de maio
Filipe Catto e sua produtora, Ana Paula Veríssimo
10 de junho
Glau Barros e seu produtor, Celso Dias
17 de junho
Nino e seu produtor, Protásio Júnior
24 de junho
Oficina on-line para produtores aprendizes, com o técnico de som Tiago Becker, no Estúdio Soma
17 de julho
Gravação da faixa inédita por 50 Tons de Pretas. Participam também a produtora do grupo, IlanaMarques, Leo Henkin, Tiago Becker e os alunos da oficina

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?